Dieta baixa do FODMAP: por que você deve evitar alimentos fermentativos

Belly Pain

Dieta baixa do FODMAP: por que você deve evitar alimentos fermentativos

Desconforto abdominal, várias viagens ao banheiro, ou conviver com gases … Se você passar por ele sempre que comer um determinado tipo de comida, saiba que seu problema pode ir além da intolerância a ou por.

Uma em cada sete pessoas no mundo sofre de Síndrome de Bowel Irriável (IBS), disse uma, na França. Entre esses indivíduos, 75% dos que iniciaram uma dieta baixa do FODMAP sentiram alívio nas malestares intestinais depois de um tempo.

FODMAP, oi? Tranquila, sabemos que o termo ainda é pouco conhecido. Por isso, batemos papo com Elaine Moreira, médica e membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia, São Paulo, para ajudar a desvendar os elementos fermentativos que podem estar por trás de seus malestares gástricos.

Dieta baixa do FODMAP: por que você deve evitar alimentos fermentativos

Manter a calma, o organismo!

SII é um transtorno funcional intestinal que, segundo o especialista, tem um diagnóstico difícil. “Sintomas, que podem ser brandos, moderados ou intensos, são cíclicos, não específicos, e presentes em outros também.”

O sentimento de dor ou desconforto abdominal, uma, constipação intestinal, e pode ter muitas causas, mas também pode significar maior sensibilidade para o FODMAP.

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O que o FODMAP é

O nome estrangeiro vem de uma sigla que aloca short-chain que são mal digeridos pelo humano (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis). fermentáveis). Por serem pequenas, elas atraem moléculas de água no órgão que, juntas, são fermentadas pela bactéria do organismo, gerando gases. Nas pessoas mais sensíveis (com o IBS, por exemplo), esse processo pode desencadear os sintomas desagradáveis mencionados.

Apesar de não ser um carboidrato, o médico adverte sobre a relação de glúten com os sintomas. ” Está presente no trigo, cevada e centeio, que entram na lista de FODMAP. Por isso, deve ser evitado por quem está restringindo estes. “

Mas onde estão o FODMAP? De acordo com o estudo da universidade francesa, eles estão presentes em:

Frutose (monossacarídeos)

Os pesquisadores afirmam que ela é eficientemente absorvida até uma certa quantidade. Quando muito é consumido, a capacidade de absorção do intestino perde eficiência.

Alimentos ricos em frutas: sucos de frutas, maçã, pêra, melancolia, erva-mate.

Lactose (dissacarídeos)

O que acontece, neste caso, é que algumas pessoas não produzem as enzimas que quebram a lactose no intestino. E lá, você sabe: SII bate de novo.

Alimentos com lactose: (dependendo da espécie, pode ser maior ou menor concentração) e derivativos.

Polyols

Presente em alguns (como sorbitol e manitol), eles também podem ser absorvidos por algumas pessoas.

Alimentos com polióis: maçã, damasco, pêssego, nectarina, pêra, ameixa, cereja, abacate, amora, lichia, couve-flor, cogumelos.

Oligossacarídeos

Eles não são bem absorvidos por ninguém e por isso é muito comum ficar com alguns gases quando os comemos. O problema é que, nas pessoas mais sensíveis, elas podem causar dor mais forte, inchaço e flatulência.

Alimentos com oligossacarídeos: grãos enlatados, lentilhas, e grãos integrais de soja.

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Dieta Low FODMAP

São tantos o FODMAP que descobrir quais os danos ao organismo pode ser uma tarefa difícil. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, o segredo é eliminar o FODMAP que fazem parte de sua dieta aos poucos e, em fases, a somar aos grupos de alimentos.

Dieta baixa do FODMAP: por que você deve evitar alimentos fermentativos

O segredo para identificar os elementos que estão fazendo errado para você é prestar atenção suficiente e provavelmente excluir a comida da sua rotina. No entanto, o médico adverte: ” A dieta baixa do FODMAP é extremamente restritiva. Quando seguida por um longo período, sem orientação adequada, pode gerar, irritabilidade e até mesmo eventualmente. “

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