Vitamina D: para o que serve, quanto para consumir e fontes principais

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A vitamina D é uma vitamina solúvel naturalmente solúvel no corpo, através da exposição da pele à luz solar, além de que pode ser tomada em quantidades maiores, consumindo certos alimentos de origem animal, como peixes, gema de ovo e leite, por exemplo.

Essa vitamina tem funções importantes no corpo, principalmente na regulação da concentração de cálcio e fósforo no corpo, o que favorece a absorção desses componentes inorgânicos no intestino e regula as células que degradam e formam os ossos, mantendo os seus níveis. De seu sangue.

A deficiência de Vitamina D para causar lesões ósseas como osteomalacia ou osteoporose em adultos, e remoção de cabelo em crianças. Além disso, alguns estudos científicos associaram a falta dessa vitamina a um maior risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer, diabetes mellitus e hipertensão.

Para ele serve vitamina D

A vitamina D é necessária para diferentes processos do organismo e por isso é importante que a concentração de sangue esteja em níveis adequados. As principais funções da vitamina D são:

    e dentes, à medida que aumenta a absorção de cálcio e fósforo no intestino e facilita a entrada desses metais nos ossos, que são essenciais para sua formação,
  • Prevenir a diabetes, pois atua na preservação da saúde pancreática, responsável pela produção de insulina, o hormônio que regula os níveis de glicose no sangue;
  • Melhora do sistema imune, prevenção de infecções Bacterianas e virais;
  • Reduzir a inflamação do organismo, porque reduz a produção de substâncias inflamatórias e ajuda a combater doenças autoimunes, como a psoríase, artrite reumatoide e lúpus, que são necessárias nestes casos para usar suplementos de acordo com a orientação médica;
  • Prevenção de doenças como esclerose múltipla, e certos tipos de câncer, como mama, próstata, colorretal e rheal, pois participa no controle da morte das células e reduz a formação e a disseminação de malignos
  • Melhora saúde cardiovascular, pois atua baixando a pressão arterial e o risco de hipertensão e outras doenças cardiovasculares.
  • Aprimoramento de musculares, já que a vitamina D está envolvida no processo de formação muscular e está associada a uma maior resistência e mobilidade muscular

Além disso, devido à sua força antioxidante, também é capaz de prevenir o envelhecimento precoce, pois previne danos causados a células de radicais livres.

Fontes de Vitamina D

A principal fonte de vitamina D é a produção da pele da exposição à luz solar. Por isso, para a produção de quantidades suficientes de vitamina D, as pessoas de pele clara devem permanecer no sol por pelo menos 15 minutos por dia, enquanto as pessoas de cor escura devem permanecer pelo menos 1 hora expostas à luz solar. O ideal é a exposição ocorrer entre 10h e 12h ou entre 15h e 16h 30, já que na época não é tão intenso.

Além da exposição solar, a vitamina D pode ser tomada através de fontes de alimentos como lubrificante de peixe, frutos do mar, leite e derivados.

Assista ao vídeo abaixo e confira quais alimentos ricos em vitamina D:

imagem representativa do vídeo

Quantidade diária de vitamina D

A quantidade necessária de vitamina D por dia varia de acordo com a idade e a fase da vida conforme indicado na seguinte tabela:

Fase de vidaRecomendação de dia0-12 meses400 UI Entre 1 ano e 70 anos600 UIMals 70 anos800 UIAmamamentação600 UI

O consumo de vitamina D Os alimentos ricos não são suficientes para fornecer necessidades diárias de vitamina E, por isso é importante Uma pessoa a ser exposta a tomar sol diariamente para manter uma produção adequada desta vitamina no corpo e, no caso em que não é suficiente, como acontece em casos de pessoas que vivem em países mais frios ou no caso de pessoas que têm alterações no processo de absorção de gorduras, o médico para mostrar ingestão de suplementos vitamina D Ver mais sobre Vitamina D no corpo e como medir

Níveis de Vitamina D considerados bem pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Laboratório de Medicina e a A Endocrinologia e Metamorfose Brasileira, são mais de 20 ng/mL para sujeitos saudáveis em 60 anos e entre 30 e 60 ng/ml para pessoas com mais de 60 anos, gestantes ou amamentando, pessoas com insuficiência renal ou síndrome de absorção inadequada, por exemplo. 

Esses níveis podem ser medidos por exame de sangue, chamado teste de hidroxivitamina D ou 25 (OH) D. Então, a partir dos resultados, é possível saber se a pessoa tem deficiência ou vitamina D excessiva no corpo. Saiba mais sobre os testes de Vitamina D.

Carência de vitamina D

Os sintomas e sinais de deficiência de vitamina D no corpo são reduzidos na quantidade de cálcio e fósforo no sangue, dor e fraqueza muscular, enfraquecimento dos ossos, osteoporose no idoso, empobrecimento em crianças e osteomalacia em adultos. Aprenda a reconhecer sinais de carência de vitamina D

A ingestão e produção de vitamina D pode ser afetada por certas doenças como insuficiência renal, lúpus, doença de Crohn e doença celíaca. A deficiência de vitamina D no corpo pode ser determinada por um exame de sangue chamado 25 (OH) D e ocorre quando os níveis inferiores de 30 ng/mL são determinados.

Excesso de vitamina D

Os efeitos do excesso de vitamina D no corpo são enfraquecimento dos ossos e aumento dos níveis de cálcio no sangue, o que pode levar ao desenvolvimento de pedras nos rins e arritmias cardíacas.

Os principais sintomas do excesso de vitamina D são a falta de apetite, náuseas, vômitos, aumento da frequência urinária, fraqueza, hipertensão arterial, sede, Itching, coceira, pele e nervosismo. No entanto, a vitamina D excessiva aparece apenas por causa do uso excessivo dos suplementos dessa vitamina.