Para que serve castanha de caju
Para que serve castanha de caju

Para Que Serve Castanha de Caju: Benefícios e Nutrientes

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Não sabe para que serve a castanha de caju?

Então, está na hora de aprender, mas não apenas isso, como a adotá-la em sua dieta.

Afinal, ela pode melhorar a sua vida em tantos aspectos que você talvez nem imagine.

As castanhas previnem uma série de doenças, combatem o envelhecimento precoce, reduzem a pressão arterial e ainda trazem mais um montão de benefícios para a nossa saúde.

Como se isso (tudo) não bastasse, as castanhas de caju também são aliadas da beleza.

Aliás, você sabia que uma pequena porção diária já ajuda a melhorar a qualidade da pele, das unhas e dos cabelos?

Parece até um alimento milagroso – e muita gente acredita que seja, mesmo.

Afinal, são tantos nutrientes encontrados nessas pequeninas oleaginosas que parece até loucura deixá-las de fora de qualquer dieta.

Se você ainda tem dúvidas sobre a riqueza nutricional das castanhas de caju, confira tudo que preparamos neste artigo sobre a oleaginosa mais querida entre os adeptos da alimentação saudável.

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Para que serve a castanha de caju?

Para quem não sabe, a castanha de caju é um pseudofruto do cajueiro, muito comum na Região Nordeste do nosso país e consumida no mundo inteirinho.

Mas o que explica esse sucesso todo? Para que serve a castanha de caju, afinal?

Bem, se prepare para a resposta, porque a lista de benefícios é extensa.

As castanhas são ricas em proteínas, minerais, fibras, gorduras boas, vitaminas, e… (pausa para respirar) uma série de substâncias antioxidantes.

Em termos nutricionais, a castanha de caju é a rainha da coisa toda.

Tudo isso combinado só pode ser sucesso. 

O resultado? Prevenção de doenças e do envelhecimento precoce, além de um monte de benefícios estéticos, como emagrecimento e a manutenção da saúde das unhas, cabelos e pele.

Vamos entrar em mais detalhes sobre as ações das castanha de caju no nosso organismo para você entender melhor como funcionam esses frutos mágicos.

1. Castanha de caju emagrece

Diferentemente daqueles snacks que devoramos no meio tarde, cheios de calorias vazias, a castanha de caju realmente nos alimenta e nos deixa saciados por mais tempo. 

Afinal, elas são ricas em “gorduras boas”, aquelas saudáveis para o nosso coração. 

2. Ajuda contra o câncer

Não é de hoje que as oleaginosas têm sido associadas a menores incidências de vários tipos de câncer, como o de mama, boca, cólon, pulmões e próstata.

Estudos também já comprovaram que o seu consumo evita a reincidência do câncer do intestino, por exemplo.

Isso acontece porque os componentes da castanha têm uma alta concentração de antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres e também atuam na eliminação de células tumorais.

3. Controle de pressão arterial

A castanha de caju é rica em magnésio, conhecido pela sua incrível ação no controle da pressão arterial. 

A hipertensão é um forte fator de risco para incidências como acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma, além de insuficiência renal e cardíaca. 

4. Cabelos fortes

Cabelos fortes e saudáveis adoram cobre, que ajuda ainda a manter a pigmentação dos fios. 

E a castanha de caju também tem esse mineral.

5. Ossos fortes

Contra a osteoporose, mande ver no cálcio. 

E quem consome castanha de caju também estará ingerindo esse nutriente, que contribui não só para a saúde dos ossos, como também dos dentes.

6. Musculação

A castanha de caju ainda tem alto teor de proteínas, indispensáveis para quem quer ganhar massa muscular.

Afinal, são cerca de 18 gramas de proteínas para cada 100g do alimento.

Outros benefícios da castanha de caju para a saúde

Para você ver que não estávamos exagerando quando dissemos que a lista de benefícios era extensa, veja para que serve a castanha de caju quando o assunto é saúde:

  • Combate a anemia, já que também é rica em ferro
  • Previne cálculos biliares
  • Ameniza os sintomas da menopausa e da TPM, ajudando regular o sono e a combater mudanças de humor 
  • Previne a diabetes, porque atua na diminuição dos triglicerídeos no organismo
  • Auxiliar no combate à depressão, pois ajuda na regulação de hormônios importantes

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benefícios da castanha de caju

Informações Nutricionais da Castanha de Caju

Ok, agora você já entendeu que a castanha de caju não decepciona nos valores nutricionais.

Mas, afinal: quanto desses nutrientes todos que anunciamos existem, de fato, nas castanhas de caju?

Para você conseguir visualizar melhor, preparamos um resumo com a quantidade aproximada de nutrientes para cada 100 gramas de castanha de caju.

Confira:

  • Calorias: 650
  • Carboidratos: 30,19 gramas
  • Fibras: 3,3 gramas.
  • Gordura: 43,85 gramas
  • Proteína: 18,22 gramas
  • Vitamina B6: 0,42 miligramas
  • Ácido Fólico: 6%
  • Vitamina C: 0,5 miligramas
  • Cálcio: 37 miligramas
  • Ferro: 6,68 miligramas
  • Magnésio: 292 miligramas
  • Fósforo: 593 miligramas
  • Potássio: 660 miligramas
  • Zinco: 5,78 miligramas.

Calorias da castanha de caju

Como você acabou de conferir na tabela anterior, as castanhas de caju não são exatamente as oleaginosas campeãs em baixas calorias.

Afinal, cada 100 gramas pode conter até 570 calorias! 

Por isso, muita gente deixa de ingerir o alimento achando que a castanha de caju engorda, o que é um erro.

Primeiro, porque a quantidade diária indicada de castanha da caju é de cerca de 5 unidades, o que equivale a 10 gramas e míseras 55 calorias.

Em segundo lugar, porque a melhor forma de escolher um alimento é avaliando as suas informações nutricionais, e não as suas calorias.

É sempre bom lembrar que a castanha de caju é rica em gorduras boas, aquelas que combatem o colesterol e protegem o nosso coração de diversas doenças cardiovasculares.

Portanto, não caia nessa armadilha de deixar de aproveitar os inúmeros benefícios da castanha de caju com medo de engordar, combinado?

Vamos agora conhecer outros componentes do fruto do cajueiro:

  • Gorduras insaturadas: esse tipo de gordura atua diminuindo o colesterol ruim (LDL) e aumentando o colesterol bom (HDL), fazendo um bem danado para o coração
  • Proteínas: as proteínas produzem massa muscular, equilibram os hormônios e fornecem energia
  • Magnésio: facilita praticamente todos os processos metabólicos do organismo
  • Fitosteróis: atuam diminuindo o colesterol 
  • Tocoferóis: é o mesmo que vitamina E, um antioxidante que atua também contra doenças cardiovasculares
  • Antioxidantes: São essenciais para proteger o organismo dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce 
  • Sais minerais: mantêm o metabolismo funcionando direitinho e ainda ajudam na cicatrização
  • Vitaminas: regulam as nossas enzimas, os hormônios e auxiliam nas atividades do coração.

Contra-indicações da castanha de caju

São poucos os casos em que as castanhas de caju devem ser evitadas em sua totalidade. 

Para quem está firme e forte na dieta, é claro que o consumo da castanha, assim como o de qualquer outro alimento, deve ser moderado.

Há também pessoas que são alérgicas ou intolerantes a algumas oleaginosas. Nesses casos, o consumo deve ser suspenso ou liberado apenas com o aval do médico.

Quem estiver fazendo o uso de medicação também deve confirmar com o profissional da saúde se é necessário restringir o consumo do alimento.

Quanto comer de castanha de caju por dia?

Para aproveitar todos os benefícios da castanha de caju, inclusive quanto à perda de peso, nutricionistas indicam cinco unidades por dia.

Essa porção equivale a 10 gramas do alimento, sendo indicada também para saciar aquela fome que costuma aparecer entre as principais refeições do dia.

Como incluir a castanha de caju na dieta

Além de hiper nutritiva, a castanha de caju também é muito saborosa.

Elas podem ser consumidas puras, torradas, com ou sem sal, e ainda podem – e devem! – ser incluídas nas receitinhas para dar aquele upgrade na sua alimentação diária.

Você pode incluí-las na sua dieta com porções puras (5 unidades por dia são suficientes), ou se aventurar na cozinha preparando lanches práticos e nutritivos para o seu dia a dia. 

Se a ideia é botar a mão na massa, que tal testar também estas receitinhas low carb com pasta de amendoim

Além de saudáveis, são super aliadas da boa forma.

castanhas de caju

Conclusão

Se existe alimento perfeito em termos nutricionais, a castanha de caju está muito próxima disso.

São proteínas, minerais, fibras, gorduras boas, vitaminas e substâncias antioxidantes aos montes para quem não abre mão de manter a boa forma e a saúde. 

A outra parte boa é que, além de tudo, elas são super saborosas e caem bem com praticamente qualquer tipo de receita.

Então, conta pra gente: depois de conhecer tantos benefícios e nutrientes das castanhas de caju, o que está esperando para começar a inseri-las nas suas refeições?

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Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.

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