Como saber se é TPM ou estresse
Como saber se é TPM ou estresse

Como saber se é TPM ou estresse

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Para saber se é TPM ou estresse é importante ter atenção à fase do ciclo menstrual em que a mulher se encontra, isso por que os sintomas de TPM costumam aparecer cerca de 2 semanas antes da menstruação, podendo a intensidade variar entre as mulheres.

Por outro lado, o estresse é constante e os sintomas costumam surgir após situações que causam ansiedade, como trabalho excessivo, perda de emprego ou baixa auto-estima, por exemplo.

Como diferenciar a TPM e o estresse

A TPM e o estresse podem acontecer em qualquer idade, e além disto, podem piorar um ao outro, tornando a mulher cada vez mais ansiosa e irritada. Para saber identificar, a mulher deve estar atenta a algumas diferenças, como:  

 TPMEstressePeríodoSintomas surgem 14 dias antes e pioram ao se aproximar da menstruação.Sintomas constantes e presentes na maioria dos dias.O que faz piorar

Período da adolescência e próximo à menopausa.

Situações de ansiedade e preocupação.Sintomas Físicos

– Seios doloridos;

– Inchaço;

– Câimbras musculares;

– Dor na região do útero;

– Desejo por alimentos riscos em açúcar;

– Dor de cabeça intensa, geralmente enxaqueca.

– Cansaço;

– Tensão muscular, principalmente nos ombros e nas costas;

– Suor;

– Tremores;

– Dor da cabeça constante, pior ao fim do dia.

Sintomas Emocionais

– Oscilações do humor mais frequentes;

– Melancolia e choro fácil;

– Sonolência;

– Irritabilidade e reações explosivas.

– Dificuldade de concentração;

– Inquietude;

– Insônia;

– Impaciência e agressividade.

Para ajudar a identificar estas diferenças, uma dica é anotar o que sente em um caderno com as datas e o período menstrual. Desta forma, é possível observar os sintomas mais frequentes, e diferenciar se são sintomas constantes ou que aparecem antes da menstruação. 

Além disto, como estas 2 situações podem existir em conjunto, e os sintomas podem se confundir, é importante consultar um clínico geral, ginecologista ou psiquiatra, que ajudarão a identificar o problema, de acordo com a história clínica e os sintomas apresentados.

Como tratar os sintomas da TPM e estresse

Para diminuir as chances de desencadear os sintomas da TPM e aliviar o estresse, é orientado investir em momentos diários de alegria e de relaxamento, como uma conversa saudável e divertida com uma amiga, uma aula de meditação, assistindo a uma comédia ou fazendo qualquer outra atividade que dê prazer.

Quando os sintomas são muito intensos, remédios prescritos pelo médico podem auxiliar no alívio, como antidepressivos e ansiolíticos. Formas naturais de prevenir e tratar estes sintomas são praticar atividade física, pois ajuda a relaxar, aliviar a tensão e diminuir os sintomas físicos, além do uso de calmantes naturais, através de cápsulas ou chás, como de camomila ou valeriana. Confira outras formas de tratamentos naturais.

Veja no vídeo a seguir, como diminuir a ansiedade e o estresse através dos alimentos:

Imagem representativa do vídeo