Como melhorar a absorção de ferro para combater a anemia

Como melhorar a absorção de ferro para combater a anemia
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Para melhorar a absorção do ferro no intestino, deve-se utilizar estratégias como o consumo de frutas cítricas como laranja, abacaxi e ácido, juntamente com os ricos em alimentos de ferro e a evitação do uso frequente de antacídeos, uma vez que a absorção do ferro é melhor em um ambiente ácido.

Absorção de ferro é mais fácil quando se está na forma de “heme”, que está presente em alimentos de origem animal, como carne, fígado e gema de ovo. Certos alimentos de origem vegetal, como tofu, brotos e feijão, também contêm ferro, mas são do tipo não hemisfério, que absorve o intestino em quantidades menores. Por isso, é importante que os alimentos de origem de origem vegetal e animal sejam incluídos na dieta diária, de modo que as melhores quantidades de ferro circulante estejam disponíveis.

Algumas das dicas mais importantes que podem ajudar a aumentar a absorção de ferro no corpo são:

1. Aumentar o consumo de vitamina C-alimentos ricos

Tomar o suplemento junto com o consumo de alguma fonte de vitamina C pode ajudar a aumentar a absorção de ferro no corpo, isto porque a vitamina C age como mediadora, pois favorece a maior biodisponibilidade da ingestão de ferro, aumentando a quantidade de ferro absorvida.

É recomendado consumir o suplemento de ferro ou alimento deste mineral juntamente com um suco ácido ou laranja, por exemplo, ou por comer frutas nesta vitamina, como laranja ou Kiwi, ou saladas, quando tomate, alface e foguete também são fontes de vitamina C. Confira um vitamina C-lista de alimentos ricos em vitamina C

2. Tendo uma dieta rica em ferro

Para ter mais absorção de ferro no corpo, é importante também aumentar o consumo de alimentos ricos neste mineral, como carne vermelha, marisco, atum, espinafre, brócolis cozidos cozidos e sementes de abóbora, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em ferro.

É importante que a quantidade de fonte de alimento que precisa ser consumida durante o dia seja indicada pelo nutricionista, pois é possível garantir que quantidades ideais de ferro sejam absorvidas, pois apenas 5% do ferro em alimentos de origem vegetal e até 30% do ferro em ração de origem animal são absorvidos.

3. Evite o consumo sobre o leite e os derivados

Para aumentar a absorção do ferro, recomenda-se evitar o consumo excessivo de leite e derivados e junto com a fonte alimentar de ferro ou suplemento, isso porque o cálcio é capaz de reduzir a absorção de ferro no intestino.

4. Tomar probióticos

O consumo de probióticos também é importante para aumentar a absorção do ferro, isso porque os probióticos ajudam a manter a saúde do intestino, o que torna o processo de absorção de nutrientes, incluindo o ferro, melhor. Além disso, os probióticos também ajudam a prevenir certos efeitos colaterais do uso de suplementos de ferro, principalmente da concepção.

É recomendável que o consumo de probióticos faça parte do dia a dia, e a pessoa possa consumir alimentos com propriedades probióticas, como Kefir, iogurte natural e leite fermentado, ou os suplementos probióticos listados pela nutricionista. Desta forma é possível não só favorecer a absorção do ferro e de outros minerais mas também melhorar o sistema imunológico e facilitar a digestão. Veja mais sobre probióticos e benefícios para a saúde.

Veja abaixo o vídeo a seguir sobre como aumentar a absorção de ferro e combater a anemia mais rápido:

Imagem representativa do vídeo

Author: admin