Como fazer o jejum intermitente e principais benefícios
Como fazer o jejum intermitente e principais benefícios

Como fazer jejum intermitente e principais benefícios

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O jejum intermitente pode ajudar a melhorar a imunidade, favorecer a desintoxicação do organismo e melhorar o humor e a agilidade espiritual. Esse tipo de jejum consiste em não comer alimentos sólidos entre 16 e 32 horas algumas vezes por semana de forma programada, voltando a um alimento comum, de preferência com base em alimentos com baixo teor de açúcar e gorduras.

Para obter os benefícios, a estratégia mais comum para iniciar este jejum é ficar sem alimento por 14 ou 16 horas, apenas engolindo líquidos como água, chá e café sem açúcar, mas este modo de vida é recomendado apenas para pessoas saudáveis e, mesmo, é necessário para o consentimento e o suporte de um médico, enfermeiro ou profissional de saúde que tem consciência deste tipo de jejum, garante que é bem feito e faz bem

Como fazer isso

Há maneiras diferentes de conseguir fazer esse tipo de retirada, embora em tudo isso, um período de restrição alimentar esteja ocorrando e um período em que se possa comer. Geralmente, caso você nunca tenha jejum, pode ser recomendado pelo médico ou nutricionista para fazer o jejum intermitente uma vez por semana durante um máximo de 16 horas, mas o período sem alimento pode ser aumentado de forma gradativa, ou seja, pode começar com 12 horas e conforme ele vai para o ajuste, é possível aumentar o tempo de jejum.

Antes de começar o jejum, recomenda-se fazer uma refeição de baixo teor de carboidratos, já que é possível não passar fome durante o jejum. Nas primeiras quatro horas, a energia fornecida pela última refeição é utilizada pelo corpo. Após este período, o corpo inicia um processo de autoalimentação, em que a fonte de energia é fornecida pelas células do corpo que contêm glicose, o que favorece a queima de gordura.

O jejum intermitente pode variar dependendo do período de jejum e da quantidade de vezes que a semana acontece, as principais formas são:

  • Jejum de 16h, que consiste na estadia entre 14 e 16 horas sem alimento, incluindo o período de sono, e a comida nas outras 8 horas do dia. Por exemplo, jantar às 9:00 da manhã, e voltar a comer às 13h do dia seguinte. 
  • Jejum de 24h, foi feito durante um dia inteiro, por 2 ou 3 vezes por semana.
  • Jejum de 36 horas, que consiste na estadia de 1 dia inteiro e mais metade dos dias sem comida. Por exemplo, comer às 9:00 da manhã, passar o dia seguinte sem comer, e voltar às 09:00 do outro dia. Esta espécie deve ser feita por pessoas mais familiarizadas com a acomodação do jejum, e sob orientação médica.
  • Comer 5 dias e limitar 2 dias, o que significa comer por 5 dias da semana normalmente, e em 2 dias reduzir a quantidade de calorias para cerca de 500.

Durante o período de jejum, a água, o chá e o café são liberados, sem adição de açúcar ou adoçante. É comum nos primeiros dias sentir grande fome e, nos próximos dias, acostumar-se com isso. Veja mais sobre como fazer o intermitente rápido no vídeo a seguir:

Imagem representativa do vídeo Imagem representativa do vídeo Imagem mentiva do vídeo

O que comer depois de um jejum

Após um período sem alimento, recomenda-se comer facilmente e com baixos alimentos glicêmicos, evitando-se o excesso de gorduras ou açúcares, como é possível garantir os resultados do jejum intermitente.

Alimentação

Após o jejum, é importante fazer uma refeição de baixo índice glicêmico para garantir um bom indicador digestivo e bem-estar, que pode incluir:

  • Mushrooms,
  • Chicken sweet?
  • Abobrinha?
  • Peito de galinhas?
  • Espinafre?
  • Espinafre?
  • Tomate?
  • Repolho?
  • Couve-florista
  • Depois do jejum, algumas frutas que também podem ser consumidas com o almoço são maçã, morango, framboesa e framboesa. Além disso, quanto mais tempo sem comida, menor é a quantidade de alimentos, principalmente a primeira refeição. Veja outros alimentos com baixo índice glicêmico que podem ser incluídos na alimentação após o jejum.

    Alimentos induzidos

    Devem ser evitados alimentos fritos ou preparados com muita gordura, como crisps, coxinhas, molho branco ou sorvetes, bolachas de pelúcia ou alimentos congelados, como lasanha.

    Para ser capaz de enfraquecer com o jejum intermitente, é importante praticar também uma atividade física, como caminhar ou até mesmo a academia, nunca de estômago vazio, e Preferencialmente orientado por um profissional de educação física.

    Veja Ainda como evitar o efeito de sanfona que pode ocorrer quando você não fizer corretamente o jejum intermitente, no vídeo a seguir:

    Imagem representativa do vídeo

    Principais benefícios

    Os principais benefícios do jejum intermitente são:

  • Configura-o Cholesterol e triglicerídeo níveis: A dieta que ocorre antes e depois do jejum é ruim em açúcar e gordura, exceto favorecendo a eliminação do excesso de gordura que pode se acumular no corpo, ajudando a melhorar os níveis de colesterol;
  • metabolismo da Acelera: Ao contrário da crença de que o jejum pode reduzir o metabolismo é verdade somente em casos de jejuns muito grandes, como acima de 48h, mas, no tempo controlado e curto, o metabolismo está acelerando e favorecendo a queima de Fat?
  • Configura hormônios, tais como insulina, noradrenalina e hormônio de crescimento: ajuda a hormônios no equilíbrio corporal associado à perda ou ganho de peso, como, por exemplo, redução da insulina e aumento da normadrenalina e do hormônio do crescimento;
  • Não favorável à liquidez: Esta dieta não reduz a massa muscular como em outras dietas que fazem uma grande redução de calorias e, além disso, ajuda a aumentar o músculo devido à produção de hormônio de crescimento;
  • Elimina células defeituosas do corpo: porque o corpo se torna mais ativa para eliminar substâncias e células alienadas que poderiam causar doenças como o câncer, como o câncer, como o câncer, por exemplo,
  • Ação contra o envelhecimento: porque estimula o corpo a viver mais, para prevenir doenças e causar que os órgãos e os tecidos do corpo vivam mais.
  • Além disso, por meio desta dieta, devido à regulação hormonal, as pessoas podem sentir seu cérebro e alerta e agir, exceto por um senso de bem-estar.

    Quando não Indicado

    Este hábito deve ser contraindicado em qualquer condição da doença, especialmente em casos de anemia, hipertensão, baixa pressão arterial ou insuficiência renal, ou que a medicina controlada diariamente deve ser utilizada.

    , fazer jejum intermitente não é indicado para pessoas com histórico de anorexia ou bulimia, com diabetes, crianças pequenas, pessoas com pressão arterial baixa ou baixa pressão arterial e mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

    Em nosso podcast a nutricionista Tatiana Zanin, esclarece as dúvidas básicas sobre o jejum intermitente, quais os benefícios de, como comer após o jejum: