Ciclo do sono: que fases e como elas funcionam

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O ciclo do sono é um conjunto de fases que começam no momento em que a pessoa adormece e vai mais longe e mais profunda e mais profunda, até que o corpo vá dormir REM.

Normalmente, o sono REM é o mais difícil de conseguir, mas é nessa fase que o corpo consegue realmente relaxar e no qual a taxa de renovação do cérebro é maior. A maioria dos usuários segue o seguinte padrão de fases do sono:

  • Fase de sono 1?
  • fase de sono leve 2?
  • Grau 3?
  • Fase de sono 2?
  • mild fase de sono 1?
  • Após a fase REM, o corpo retorna para a fase 1 e repete todas as fases até a fase REM novamente. Esse ciclo será repetido em si. Durante toda a noite, mas o tempo no sono REM cresirá em cada ciclo.

    Conhecer os principais 8 transtornos que podem afetar o ciclo do sono.

    Quanto tempo o ciclo de sono dura

    O corpo passa de vários ciclos de sono ao longo de uma noite, o primeiro leva cerca de 90 minutos e então a duração vai aumentando, até uma média de 100 por ciclo.

    Um adulto geralmente tem entre 4 e 5 ciclos de sono por noite, o que acaba fazendo as 8 horas de sono necessárias.

    Os 4 estágios do sono

    O sono Pode, então, ser dividido em 4 fases, que Intercalando:

    1. Sono leve (fase 1)

    É uma fase de sono bastante leve que leva cerca de 10 minutos. A fase 1 do sono começa no momento em que fecha os olhos e o corpo começa a se recuperar para dormir, no entanto, ainda é possível acordar facilmente com qualquer som que ocorra no quarto, por exemplo.

    Algumas características desta fase incluem:

    • Não percebem que alguém já está dormindo?
    • É possível chegar mais devagar?
    • É possível ter a sensação de que se ele cai.

    Durante esta fase, os músculos ainda não estão relaxados e assim a pessoa ainda está se movendo para a cama e pode até abrir os olhos enquanto ele tenta adormecer.

    2. Sono leve (Fase 2)

    Fase 2 é a fase em que quase todo o mundo é mencionado quando se fala em ter um sono leve. É uma fase em que o corpo já está relaxado e dormindo, mas a mente é cuidadosa e por isso a pessoa ainda consegue acordar facilmente com alguém que está envolvido no quarto ou com um barulho em casa.

    Essa fase leva cerca de 20 minutos e, em muitas pessoas, é a fase em que o corpo passa mais tempo em todos os ciclos de sono.

    3. Sono profundo (fase 3)

    Esta é a fase de sono profundo em que os músculos relaxam completamente o corpo se torna menos sensível a estímulos externos, como movimentos ou ruídos. Nesta fase a mente está fechada e por isso também não há sonhos. No entanto, essa fase é muito importante para a reparação do corpo, já que o corpo vai tentar se recuperar de pequenos danos que ocorreram durante o dia.

    4. Sono REM (fase 4)

    O sono REM é a última fase do ciclo do sono, que dura cerca de 10 minutos e que geralmente começa 90 minutos após a queda do sono. Nesta fase, os olhos se movem muito rápido, aumentam no coração e os sonhos aparecem.

    É também nesta fase que pode ocorrer um distúrbio de sono conhecido como sonambulismo, no qual a pessoa pode até ficar em pé e andar pela casa sem nunca acordar. A fase REM será mais tempo consumindo cada ciclo de sono, podendo atingir até 20 ou 30 minutos de duração.