7 incríveis benefícios da chia para saúde
7 incríveis benefícios da chia para saúde

7 incríveis benefícios da chia de saúde

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Chia é uma semente que é considerada um superalimento com diversos benefícios para a saúde, que incluem melhorar o trânsito intestinal, melhora do colesterol e até mesmo diminuição do apetite, já que são ricos em fibra e vitaminas.

As sementes chia têm na composição do mega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente um excelente nutriente, suplemento natural e econômico.

Os principais benefícios da chia incluem:

1. Controle do diabetes

Devido ao alto teor de fibra, a chia é capaz de prevenir o rápido aumento da glicemia controlando a quantidade de açúcar no sangue, que é excelente para o controle do tipo 1 e diabetes tipo 2. Além disso, reduz o índice glicêmico de alimentos, devido às fibras, fazendo com que a fome não ocorra repentinamente.

2. Melhorar a saúde do intestino

Também devido ao teor de fibras, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais evitando a concepção de mulheres, mas, para ter esse efeito, precisam consumir sementes adequadamente hidratadas, caso contrário, as sementes podem danificar a função intestinal, aumentando o risco de colite, por exemplo.

3. Ajuda a reduzir o peso

As sementes de chia conseguem absorver uma grande quantidade de água e, assim, formam um gel que ocupa algum lugar no estômago, reduzindo a vontade de consumir.

Uma boa forma de consumo é ficar durante a noite em um recipiente de vidro os seguintes ingredientes: iogurte natural + 1 colher de sopa de chá + 1 colher de sopa + 1 colher de sopa de mel. Essa mistura deve ser mantida todas as noites no refrigerador e pode ser consumida no café da manhã. 

4. Reduzir o risco de doenças cardiovasculares

A chia tem uma boa quantidade de ômega 3 que atua no organismo reduzindo a inflamação, controlando os níveis de colesterol, prevenindo a aterosclerose e protegendo o corpo das doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e o humor. 

O Ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, uma vez que 60% do cérebro é composto de gordura, especialmente o Ômega 3.

A ingestão dessa gordura está associada à perda de memória mais antiga do idoso e altos níveis de sentimento e depressão.

Prevent envelhecimento precoce

As sementes de Chia possuem antioxidantes que combatem os radicais livres, impedindo o envelhecimento das células. Os antioxidantes são documentados que ajudam o corpo a retardar ou prevenir a ação de radicais livres nas células, evitando danos permanentes que possam, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, catarata, problemas cardíacos, diabetes e, até mesmo, doença de Alzheimer ou Parkinson.

6. Ao ajustar o colesterol

chia tem uma boa quantidade de fibras insolúveis, ou seja, que não se dissolve na água, e por isso, quando consumido pode ajudar a eliminar a gordura que está presente na alimentação, que é naturalmente eliminada das fezes. 

7. Melhoramento ósseo

Esta também é uma boa fonte de cálcio, o que ajuda a fortalecer os ossos, o que é particularmente apropriado no caso de osteoporose, osteoporose ou após fratura, ou um tempo prolongado favorito. 

Benefícios da chia chia

O óleo de Chia pode ser encontrado em cápsulas ou em forma física de líquido, e traz benefícios para a saúde sendo rico em memega-3, uma boa gordura para o corpo que desempenha funções como fortalecimento do sistema imunológico, melhora da memória e da concentração, redução da inflamação no corpo e prevenção de doenças cardiovasculares como ataque cardíaco.

Para obter esses benefícios, deve-se levar de 1 a 2 comprimidos de petróleo por dia, ou 1 colher de sopa de óleo líquido natural, que também pode ser adicionado a receitas de pão saudável, sopas, bolos e refogões. Veja mais para óleo de semente de Chia em cápsulas.

7 incríveis benefícios da chia para saúde

Como consumir chia

A chia é uma semente muito flexível, fácil de usar. Alguns exemplos são:

  • Adicionar sementes de chia a receitas de bolos, panqueca ou biscuit?
  • Adicionar as sementes a alimentos prontos para comer, como iogurte, sopa ou salada?
  • Faça uma noite, adicione 1 colher de sopa de sementes de chia e consuma 20 minutos antes das refeições principais ou café da manhã.

A chia pode ser encontrada em forma de grão, farinha ou óleo e pode ser adicionada ao iogurte, cereais, sucos, bolos, saladas e especiarias.

Informações nutricionais para sementes de Chia

Composição nutricional de 100 g de sementes chia:

Calorias371 kcalProteínas21, 2 gCarboidratos42 gGordura Saturada3, 2 gGordura poliinsaturada25.8 gGFósforo750, 8 mgFósforo750, 8 mgMagnésio326 28 mgFerro6, 28 mgFerro6, 28 gFibras Solúveis5, 3 gFibras Insolúveis35, 9 gFibras Insolúveis35, 9 g