6 dicas para obter do sedentarismo

6 dicas para sair do sedentarismo
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Para sair do sedentarismo deve-se começar pelos poucos e criar objetivos potenciais e alcançáveis para não perder motivação, e para Isso, pode-se começar com pequenas mudanças nos hábitos de vida, como reduzir o uso do carro ou substituir o elevador com um tempo específico para cuidar da saúde e do movimento do corpo.

O sedentarismo é caracterizado pela adoção de um estilo de vida em que a pessoa não exerce exercício físico regular, prejudicando a capacidade do organismo de controlar o açúcar no sangue, a pressão arterial, e quebrar gordura, aumentando o risco de obesidade, diabetes ou pressão alta, para exemplo. Conheça outros efeitos do sedentarismo para a saúde.

Para sair do sedentarismo, recomenda-se consultar o clínico geral que deve solicitar testes para avaliar as condições de saúde, e assim, iniciar as atividades físicas com segurança.

Algumas dicas para sair do sedentarismo são:

1. Substituir o carro ou deixá-lo afastado

Uma boa escolha para sair do sedentarismo é substituir o carro por uma moto ou ir caminhando para o trabalho ou fazer compras, por exemplo. No entanto, se isso não for possível, você pode estacionar o carro tão longe do destino e fazer o resto do caminho a pé.

Para as pessoas que utilizam o transporte público, uma boa solução é cair 1 ou 2 pontos antes do local usual e andar o resto do caminho.

2. Substitua o elevador para as escadas

Sempre que possível, é preciso escolher as escadas e evitar o uso do elevador ou escadas rolantes. No caso de você planejar ir por um andar muito alto, você pode fazer meio elevador e outra meia escada, por exemplo.

Além disso, substituir o elevador por escadas ajuda a tonificar os músculos das pernas, melhorar a preparação física e cardiovascular, aumentar a massa muscular e queimar calorias ajudando o emagrecimento.

3. Fazer atividades a pé

Outra saída para o sedentarismo é fazer o dia em atividades diárias de caminhada, como transição para o trabalho, padaria, supermercado ou visita a um familiar caminhando, por exemplo, mesmo que sejam distâncias curtas, pois estimula a pessoa a se moviar e permite o traje do corpo com atividade física para os poucos. 

Além disso, circulando cada seção de supermercados ou caminhando enquanto fala de celulares, também ajuda a aumentar o número de passos por dia e a combater o sedentarismo.

Para pessoas que trabalham o dia todo sentado, pode-se traficar durante todo o dia e uma curta caminhada pelo escritório ou de casa, a pé por volta do meio-dia, passar a conversar com os colegas em vez da troca de um e-mail, fazendo alongamentos no meio do dia ou quando vai ao banheiro, por exemplo.

4. Caminhando quando você acorda

Outra boa estratégia para sair do sedentarismo é fazer uma caminhada quando você acorda, mesmo que seja uma curta caminhada no bloco, já que faz atividade assim que acorda, evita a estadia de exercícios e perde a empolgação o dia todo para fazer atividade física. 

Além disso, a atividade natural na parte da manhã, ajuda a ter mais ânimo e energia durante o dia, melhora a capacidade de concentração, o humor, ajuda a mostrar, além de estimular a fazer escolhas mais saudáveis ao longo do dia, como uma alimentação mais equilibrada e nutritiva. Veja outros benefícios do caminhar para a saúde.

5. Rotina Criação

Criar uma rotina é uma das melhores maneiras de sair do sedentarismo, por reservar aquele tempo por dia para exercitar alguma atividade física, como caminhar ou até mesmo fazer uma casa de limpeza, passear com o cachorro, dançar ouvindo uma música que ele gosta ou brincar com as crianças, por exemplo. 

Para as pessoas que não gostam da rotina, uma pode definir uma hora para fazer coisas diferentes todos os dias, Como uma tem a disciplina para cumprir o que foi estabelecido, para quando deixa de ter um tempo constante para as atividades, a possibilidade de desistir e não estimulada é maior.

6. Definindo metas

Para sair do sedentarismo e da pessoa que se sente motivada, alguém tem que estabelecer metas que estimulem a continuar a se exercitar, já que a largada para caminhar 15 a 20 a dia e vai aumentando os minutos dos poucos ou andando um bloco e aumentando a distância gradativamente. 

O ideal para sair do sedentarismo é que esses objetivos são realistas e alcançáveis, é importante que o indivíduo exerça os exercícios físicos que ele gosta, que se encaixe com estilo de vida, além de partir dos poucos para ajudar a manter o foco, não desista e também impeça o aparecimento de lesões.

Outra alternativa para não desistir é usar apps para celular ou relógios que permitem programar atividades, metas e emitir aviso de sedentarismo.

Author: admin