25 frutas ricas em fibras
25 frutas ricas em fibras

25 frutas ricas em fibras

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As frutas são boas fontes de fibras solúveis e insolúveis, que aumentam a saciedade por diminuir a vontade de comer, já que formam um gel no estômago, além de aumentar o bolo fecal e combater a prisão de ventre, prevenindo, inclusive, o câncer de intestino.

Conhecer a quantidade e o tipo de fibra nos alimentos ajuda não só a perder peso e manter o intestino regulado, como também ajuda a prevenir e tratar hemorroidas, controlar a diabetes e manter a pele livre de espinhas.

Teor de fibras nas frutas

Para preparar uma salada de frutas rica em fibras e que ajude na perda de peso, basta escolher a que mais gosta da tabela a seguir, dando preferência às frutas que têm menos calorias.

A tabela a seguir indica a quantidade de fibras e calorias presentes em 100 gramas de fruta:

FrutasQuantidade de fibrasCaloriasCoco cru5,4 g406 kcalsGoiaba5,3 g41 kcalsJambo5,1 g27 kcalsTamarindo5,1 g242 kcalsMaracujá3,3 g52 kcalsBanana3,1 g104 kcalsAmoras3,1 g43 kcals

Abacate

3,0 g114 kcalsManga2,9 g59 kcalsAçaí polpa, sem açúcar2,6 g58 kcalsMamão2,3 g45 kcalsPêssego2,3 g44 kcalsPera2,2 g47 kcalsMaçã com casca2,1 g64 kcalsLimão2,1 g31 kcalsMorango2,0 g34 kcalsAmeixa1,9 g41 kcalsGraviola1,9 g62 kcalsLaranja1,8 g48 kcalsTangerina1,7 g44 kcalsCaqui1,5 g65 kcalsAbacaxi1,2 g48 kcalsMelão0,9 g30 kcalsUva0,9 g53 kcalsMelancia0,3 g26 kcals

As frutas também são ricas em várias vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, melhorando o metabolismo e desintoxicando o organismo, já que, de forma geral, possui muita água.

Quantidade recomendada de fibras

As recomendações do consumo diário de fibras variam de acordo com a idade e o gênero, como mostrado a seguir:

  • Crianças de 1-3 anos: 19 g
  • Crianças de 4-8 anos: 25 g
  • Meninos de 9-13 anos: 31 g
  • Meninos de 14-18 anos: 38 g
  • Meninas de 9-18 anos: 26 g
  • Homens de 19-50 anos: 35 g
  • Mulheres de 19-50 anos: 25 g
  • Homens com mais de 50 anos: 30 g
  • Mulheres com mais de 50 anos: 21 g

Não existem recomendações de fibras para bebês com menos de 1 ano de idade, visto que a alimentação deles é feita principalmente de leite e de frutas, vegetais e carnes amassadas ou picadas.

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