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Como tratar uma lesão no joelho em casa

Byadmin

set 7, 2021
Como tratar uma lesão no joelho em casa

Quando a lesão no joelho acontece durante a prática de algum esporte ou queda, por exemplo, é possível tratar as lesões através de medidas simples que podem ser feitas em casa, como colocar gelo no local e pomadas anti-inflamatórias, pois assim é possível aliviar a dor e o inchaço.

No entanto quando a dor é muito intensa e não melhora após alguns dias, é importante consultar o ortopedista para que sejam feitos exames que permitam avaliar o joelho com mais detalhes e, assim, ser indicada a realização de tratamento mais específico.

Como tratar uma lesão no joelho em casa

Algumas dicas para tratar a lesão no joelho em casa são:

1. Compressas quentes ou frias

Após a pancada no joelho pode ser interessante aplicar gelo na região por cerca de 15 a 20 minutos 3 a 4 vezes por dia para ajudar a reduzir o inchaço e a dor do joelho. É importante que o gelo não seja aplicado diretamente na pele, mas sim enrolado num pano fino, pois assim é possível evitar que exista queimadura na pele.

No entanto, caso a dor não melhore após aplicação do gelo, é recomendado aplicar compressas mornas no local pois o calor faz relaxar a articulação ou o músculo lesionado, dando maior flexibilidade durante a fase de recuperação.

2. Repouso

É importante que após a pancada no joelho a pessoa fique em repouso, pois assim é possível relaxar a musculatura e favorecer a desinflamação da articulação, ajudando a aliviar as dores.

Além disso, durante o repouso, pode-se também enfaixar o joelho com uma faixa compressiva para diminuir os movimentos e conter o inchaço e manter a perna elevada, permanecendo deitado na cama com um travesseiro por baixo do joelho e do calcanhar. Dessa forma, é possível aliviar os sintomas da lesão.

3. Fazer uma massagem

Fazer uma massagem no joelho com pomadas anti-inflamatórias também podem ajudar a aliviar os sintomas da lesão, sendo importante que a massagem seja realizada 3 a 4 vezes por dia até que o produto seja totalmente absorvido pela pele. 

Além das pomadas anti-inflamatórias compradas na farmácia, pode-se também fazer massagem no local com uma pomada de arnica, que também possui propriedade anti-inflamatória e analgésica. Veja como preparar a pomada de arnica.

4. Exercícios

É importante também que sejam feitos alguns exercícios durante a recuperação da lesão, pois assim é possível prevenir danos à articulação e recuperar a movimentação do joelho. 

Um dos exercícios que podem ajudar a aliviar os sinais e sintomas do dor no joelho é ficar deitado de barriga para cima e dobrar a perna arrastando o calcanhar sobre a superfície até o ponto em que conseguir realizar o movimento sem dor, repetindo esse exercício 10 vezes seguidas. 

Um outro exercício que pode ser útil para melhorar os movimentos com esta articulação é permanecer sentado numa mesa com as pernas pendidas e então esticar a perna até a perna ficar estendida ou até o limite da dor. Esse exercício também pode ser realizado 10 vezes seguidas, no entanto é importante que os exercícios sejam indicados pelo fisioterapeuta, pois podem variar de acordo com a necessidade da pessoa.

Quando ir ao médico

É recomendado consultar o ortopedista quando a pessoa não consegue movimentar ou dobrar o joelho, a dor é muito intensa ou quando o joelho parecer deformado. Além disso, a ida ao médico é aconselhada quando a pessoa apresentar febre ou a articulação parecer estar mais quente.

Assim, durante a consulta, o ortopedista poderá fazer uma análise mais detalhada dos sintomas e realizar exames que possam identificar a causa da dor e da disfunção, através de testes específicos e exames de imagem como raio-X ou ressonância, por exemplo.

A partir dos resultados dos exames, poderá ser indicada a realização de tratamentos mais específicos, que podem envolver o uso de medicamentos, realização de sessões de fisioterapia ou cirurgia, nos casos mais graves. Veja no vídeo a seguir outras dicas para aliviar a dor no joelho:

Imagem representativa do vídeo