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8 incríveis benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Byadmin

set 6, 2021
8 incríveis benefícios dos frutos vermelhos para a saúde

Os frutos vermelhos como morango, mirtilos, framboesa, goiaba, melancia, uva, acerola e amora são ricas em vitamina C, flavonoides, antocianinas, licopeno e resveratrol, que são substâncias antioxidantes que atuam combatendo os radicais livres circulantes e que poderiam causar danos às células e, por isso, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo.

Além disso, os frutos vermelhos são ricos em fibras, podendo ajudar não só a melhorar o funcionamento e a microbiota do intestino mas também ajudar na perda de peso. Para obter os benefícios dos frutos vermelhos, é importante que sejam incluídos em uma alimentação saudável e equilibrada e podem ser consumidos na sua forma fresca ou em sucos e vitaminas.

Os principais benefícios dos frutos vermelhos são:

  • Previne doenças como Alzheimer e câncer, por serem ricas em antioxidantes, o que evita os danos causados às células pelos radicais livres;
  • Previne o envelhecimento precoce, pois os antioxidantes mantém a saúde das células da pele;
  • Melhora o funcionamento e a microbiota intestinal, por serem ricas em fibras, principalmente a pectina, que possui benefícios para as bactérias presentes no intestino;
  • Previne doenças cardiovasculares, pois ajudam a controlar o colesterol e a prevenir aterosclerose devido à sua propriedade antioxidante;
  • Ajuda a controlar a pressão arterial, já que são ricos em água e sais minerais;
  • Ajuda a emagrecer, por terem poucas calorias e serem ricas em fibras, que aumentam a saciedade;
  • Reduz a inflamação no organismo causada por doenças como artrite e problemas de circulação;
  • Fortalece o sistema imunológico, uma vez que os antioxidantes presentes em sua composição melhoram o funcionamento das células responsáveis pela resposta imunológica.
  • Para obter todos os benefícios dos frutos vermelhos, é importante que esses frutos façam parte de uma alimentação saudável e equilibrada indicada por um nutricionista, de preferência, além de também ser importante praticar atividade física de forma regular para garantir os benefícios.

    Como consumir

    Para obter o máximo de benefícios, o ideal é que essas frutas sejam consumidas na sua forma fresca ou na forma de suco e vitaminas, os quais não devem ser coados nem adicionados de açúcar. As frutas orgânicas trarão maiores benefícios para a saúde, pois são livres de agrotóxicos e conservantes artificiais.

    As frutas vermelhas vendidas congeladas nos supermercados também são boas opções para consumo, pois o congelamento mantém todos os seus nutrientes e aumenta a validade do produto, facilitando sua utilização.

    Informação nutricional

    A tabela a seguir traz a informação nutricional com os principais nutrientes para 100 g de 4 frutos vermelhos:

    NutrientesMorangoUvaMelanciaAcerolaEnergia30 kcal52,8 kcal32 kcal33 kcalCarboidrato6,8 g13,5 g8 g8 gProteínas0,9 g0,7 g0,9 g0,9 gGordura0,3 g0,2 g0 g0,2 gFibras1,7 g0,9 g0,1 g1,5 gVitamina C63,6 mg3,2 mg6,1 mg941 mgPotássio185 mg162 mg104 mg165 mgMagnésio9,6 mg5 mg9,6 mg13 mg