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12 alimentos ricos em triptofano

Byadmin

set 5, 2021
12 alimentos ricos em triptofano

Os alimentos ricos em triptofano, como queijo, frutos secos, ovo e abacate, por exemplo, são ótimos para melhorar o humor e proporcionar sensação de bem-estar porque ajudam na formação de serotonina, uma substância presente no cérebro que facilita a comunicação entre os neurônios, regulando o humor, a sensação de fome e o sono, por exemplo.

É importante que esses alimentos sejam incluídos na alimentação diária, pois assim é possível manter os níveis de serotonina sempre em quantidades adequadas, trazendo diversos benefícios para a saúde. Confira quais são os benefícios da serotonina para a saúde.

12 alimentos ricos em triptofano

Lista de alimentos ricos em triptofano

O triptofano pode ser encontrado em diversos alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, ovo ou leite e derivados, por exemplo. A lista a seguir traz alguns alimentos ricos em triptofano e a quantidade desse aminoácido em 100 g.

AlimentosQuantidade de triptofano em 100 gEnergia em 100 gQueijo7 mg300 caloriasAmendoim5,5 mg577 caloriasCastanha de caju4,9 mg556 caloriasCarne de frango4,9 mg107 caloriasOvo3,8 mg151 caloriasErvilha3,7 mg100 caloriasPescada3,6 mg97 caloriasAmêndoa3,5 mg640 caloriasAbacate1,1 mg162 caloriasCouve-flor0,9 mg30 caloriasBatata0,6 mg79 caloriasBanana0,3 mg122 calorias

Além do triptofano, existem outros alimentos que contêm vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do corpo e do humor, como o cálcio, o magnésio e as vitaminas do complexo B.

Funções do triptofano

As principais funções do aminoácido triptofano, além de ajudar na formação do hormônio serotonina, são facilitar também a libertação dos componentes energéticos, para manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes dos distúrbios do sono e, por isso, devem ser incluídos na alimentação do dia a dia. Conheça mais sobre o triptofano e para que serve.