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O que o diabético pode comer

Byadmin

set 4, 2021
O que o diabético pode comer

A dieta para o diabético é muito importante para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando que aconteçam alterações como a hiperglicemia, que é o excesso de açúcar, ou a hipoglicemia, que é a queda exagerada de açúcar no sangue. O desequilíbrio do açúcar no sangue, comum em situações onde a diabetes não está controlada, pode gerar complicações à saúde, como tontura, fraqueza, dor de cabeça e, em casos mais graves, pode causar cegueira, doenças renais ou doenças cardíacas.

Por isso, na dieta para diabetes é importante incluir ou aumentar a ingestão de alimentos ricos fibras, já que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, chamado de glicemia. Assim como deve-se consumir alimentos de baixo índice glicêmico, alimentos que são absorvidos lentamente pelo organismo, mantendo os níveis de açúcar no sangue equilibrados. Veja uma lista de alimentos de baixo índice glicêmico.

Além disso, a gordura dos alimentos também é transformada em glicose no nosso organismo e, por isso, deve-se consumir como moderação alimentos como manteiga, leite, queijos e óleos vegetais.

É importante que quando houver o diagnóstico de diabetes, seja feita uma consulta com um endocrinologista e nutricionista para que seja feita uma avaliação clínica e nutricional completa e prescrição do plano nutricional mais adequado.

O que o diabético pode comer

Tabela de alimentos para diabéticos

Veja na tabela a seguir os alimentos são permitidos, quais devem ser consumidos com moderação e quais devem ser evitados:

PermitidosCom moderaçãoEvitarFeijão, lentilha, ervilha, grão de bico e sojaArroz integral, pão integral, cuscuz, farinha de mandioca, pipoca, ervilha, farinha de milho, batata, abóbora, mandioca, inhame, batata doce, beterraba e nabo

Arroz branco, snacks, massas folhadas, farinha de trigo branca, bolos, pães brancos, biscoitos, waffle

Frutas frescas com casca: maçã, pera, laranja, pêssego, damasco, tangerina, frutos vermelhos e banana verde.

Vegetais frescos: alface, brócolis, abobrinha, cogumelos, cebola, tomate, espinafre, couve-flor, pimentão, berinjela e cenoura.

Frutas frescas: melão, mamão, jaca, caqui, pinha e uvas

Frutas: melancia, frutas em calda, geleias de frutas e sucos de frutas

Frutas secas: tâmaras, figos, damasco, uva passa, ameixa,

Aveia em flocos, milho, quinoa, centeio e cevadaPanquecas integrais preparadas em casaCereais matinais que contém açúcarCarnes magras: frango, peru, peixe, frutos do mar, ovos e tofuCarnes vermelhasEmbutidos: salame, mortadela, presunto, salsichaAdoçante de estéviaOutros adoçantes, como sacarina sódica e aspartameAçúcar, mel, açúcar mascavo, calda, cana-de-açúcar, sorvetes e chocolates

Sementes: girassol, linhaça, chia, de abóbora.

Frutos secos: nozes, castanha de caju, amêndoas, avelãs, amendoim

Azeite de oliva, óleo de linhaça, óleo de abacate e óleo de cocoFrituras, óleos vegetais refinados, como soja ou girassol, margarina, manteiga e banha de porcoÁgua, chás e café sem açúcar, águas aromatizadas naturalmente-Bebidas alcoólicas, sucos industrializados e refrigerantesLeite e iogurtes desnatados, queijos brancos, como ricota, Minas ou cottageLeite e iogurtes semidesnatadosLeite e iogurtes integrais, queijos amarelos, leite condensado, requeijão, creme de leite e cream cheese

O ideal é comer sempre pequenas porções de alimentos a cada 3 horas, realizando 3 refeições principais e 2 a 3 lanches por dia (ao meio da manhã, ao meio da tarde e antes de dormir), devendo-se respeitar o horário da refeição.

As frutas permitidas devem ser consumidas junto com outros alimentos durante as refeições e sempre em pequenas porções. É importante dar preferência ao consumo da fruta inteira, já que a quantidade de fibras é maior do que a presente em sucos.

Pode comer doces na diabetes?

É importante evitar comer doces na diabetes, pois eles contêm grandes quantidades de açúcar, o que faz a taxa de glicose no sangue subir muito e a diabetes ficar descontrolada, aumentando o risco de doenças associadas à diabetes, como cegueira, problemas cardíacos, problemas renais e dificuldade de cicatrização de feridas, por exemplo. Veja uma lista completa de alimentos ricos em açúcar que se deve evitar.

No entanto, caso seja realizada uma alimentação balanceada e a glicemia esteja controlada, eventualmente pode-se consumir algum doce, de preferência que seja preparado em casa.

O que comer para baixar a diabetes

Para baixar o açúcar no sangue e controlar a diabetes, é recomendado consumir alimentos ricos em fibras em todas as refeições, devendo-se ingerir pelo menos 25 a 30 gramas por dia. Além disso, deve-se dar preferência aos alimentos com baixo e médio índice glicêmico, que ajudarão a controlar os níveis de glicose no sangue.

Para controlar a diabetes é importante também realizar atividade física regularmente, como caminhar ou praticar algum tipo de dança entre 30 e 60 minutos por dia, pois isso ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, deve-se medir a quantidade de açúcar no sangue diariamente e usar os medicamentos indicados pelo médico, assim como é importante realizar uma consulta com um nutricionista para criar um plano alimentar adequado.

Veja com a nossa nutricionista como deve ser a alimentação para o diabético:

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