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26 alimentos ricos em vitamina A

Byadmin

ago 31, 2021
26 alimentos ricos em vitamina A

Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Os vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes dessa vitamina porque contêm carotenóides, substância que no organismo será transformada em vitamina A.

A vitamina A tem funções como manter a saúde da visão, da pele e dos cabelos, fortalecer o sistema imunológico e garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos. Por ser um antioxidante, ela também é importante para a prevenção do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares e de câncer.

26 alimentos ricos em vitamina A

Lista de alimentos ricos em vitamina A

A tabela abaixo traz a quantidade de vitamina A presente em 100 g de alimento:

Alimentos ricos em vitamina A de origem animalVitamina A (mcg)Óleo de figado de bacalhau30000Figado de vaca grelhado14200Figado de frango grelhado4900Queijo cottage653Manteiga com sal565Mariscos ao vapor171Ovo cozido170Ostras cozidas146Leite de vaca integral56Iogurte natural semi-desnatado30Alimentos ricos em vitamina A de origem vegetalVitamina A (mcg)Cenoura crua2813Batata-doce cozida2183Cenoura cozida1711Espinafres cozidas778Espinafres cruas550Manga389Pimentão cozido383Acelgas cozidas313Pimentão cru217Ameixa seca199Brócolis cozido189Melão167Papaia135Tomate85Abacate66Beterraba cozida20

A vitamina A também pode ser encontrada em suplementos como o óleo de fígado de peixe, que podem ser usados em casos de carência de vitamina A, seguindo orientação médica ou do nutricionista. Os sintomas da falta de vitamina A podem se manifestar com lesões na pele, infecções frequentes e cegueira noturna, que é a dificuldade de adaptar a visão em lugares com pouca luz. Normalmente os prejuízos causados pela falta de vitamina A são reversíveis, devendo-se tomar suplementos de vitamina para suprir a carência, de acordo com orientação médica.

Dose diária recomendada de vitamina A

As necessidades de vitamina A variam de acordo com a fase da vida:

  • Bebês de 0 a 6 meses: 400 mcg/dia
  • Bebês de 6 a 12 meses: 500 mcg/dia
  • Crianças de 1 a 3 anos: 300 mcg/dia
  • Crianças de 4 a 8 anos: 400 mcg/dia
  • Meninos de 9 a 13 anos: 600 mcg/dia
  • Meninas de 9 a 13 anos: 600 mcg/dia
  • Homens a partir de 14 anos: 900 mcg/dia
  • ​Mulher a partir de 14 anos: 700 mcg/dia
  • Gestantes: 750 a 770 mcg/dia
  • Lactentes: 1200 a 1300 mcg/dia

Esses valores são a quantidade mínima de vitamina A que deve-se ingerir por dia para manter o bom funcionamento do organismo.

Uma alimentação diversificada é suficiente para atingir a dose diária recomenda de de vitamina A, por isso deve-se ter cuidado ao usar suplementos vitamínicos sem orientação médica ou do nutricionista, pois o excesso de vitamina A também traz prejuízos à saúde. Alguns dos sintomas relacionados ao excesso dessa vitamina são dores de cabeça, cansaço, visão turva, sonolência, náuseas, perda de apetite, coceira e descamação da pele e queda de cabelo.