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5 benefícios da pera para a saúde

Byadmin

ago 28, 2021
5 benefícios da pera para a saúde

Alguns importantes benefícios da pera para a saúde são: melhorar a prisão de ventre, facilitar a perda de peso e controlar a diabetes, pois é uma fruta rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições.

Além dos benefícios, a pera também é uma fruta muito versátil, sendo muito prática para levar para o trabalho ou para a escola e podendo ser consumida crua, assada ou cozida. Além disso, a pera é de fácil digestão e, por isso, pode ser consumida em todas as idades.

Esta fruta é ótima para a saúde já que é rica em minerais como potássio ou fósforo, magnésio, antioxidantes e vitaminas como A, B e C. Os 5 principais benefícios da pera para saúde incluem:

5 benefícios da pera para a saúde

1. Controlar a diabetes e a pressão alta

Esta fruta é uma ótima fruta para quem tem diabetes porque aumenta pouco o açúcar no sangue já que tem baixo índice glicêmico.

Além disso, a pera têm propriedades vasodilatadores, porque é rica em potássio, que ajuda a prevenir a pressão alta, evitando também problemas cardíacos, como trombose ou AVC.

2. Tratar a prisão de ventre

A pera principalmente quando é comida com a casca, ajuda a regular o intestino, combatendo a prisão de ventre pois é rica em fibras, além de estimular a libertação de sucos gástricos e digestivos o que faz com que a comida se mova mais lentamente no intestino, melhorando o seu funcionamento.

3. Fortalecer o sistema imune

Esta fruta contém antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres que se acumulam no organismo, porque é rica em vitaminas A e C e flavonoides, como o betacaroteno, luteína e zeaxantina, contribuindo para a prevenção do câncer do estômago e intestino e reduzindo os efeitos do envelhecimento na pele, como rugas e manchas escuras.

Além disso, contribui para a produção de glóbulos brancos, que são responsáveis por proteger o organismo, ajudando a evitar inflamações, como grite, artrite ou gota, por exemplo.

4. Fortalecer os ossos

A pera é rica em minerais como magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre, contribuindo para a redução da perda de mineral ósseo e evitando problemas como osteoporose.

5. Ajudar a emagrecer

A pera ajuda a perder peso porque é uma fruta com poucas calorias, sendo que geralmente, uma pera de 100g tem cerca de 50 calorias.

Além disso, a pera tem fibras que diminuem o apetite e tem efeito diurético o que diminui o inchaço do corpo e para o aspeto mais delgado.

Assista esse vídeo para saber como reduzir a fome:

Imagem representativa do vídeo

A pera é uma boa fruta para oferecer às crianças quando começam a ingerir alimentos sólidos, principalmente a partir dos 6 meses em forma de suco ou puré porque é uma fruta que normalmente não provoca alergia.

Além disso, a pera é de fácil digestão, ajudando a recuperar de uma intoxicação alimentar, principalmente quando há vômitos.

Principais tipos de peras

Existem muitos tipos de peras, sendo as mais consumidas no Brasil:

  • Pera Willians – que é dura e ligeiramente ácida, sendo indicada para cozer sem se desmanchar;
  • Pera-d’água – possui uma polpa delicada;
  • Pera-de-pé-curto – é redonda e parecida com a maçã;
  • Pera d’Anjou – é pequena e verde;
  • Pera red – tem esse nome por ter a casca vermelha e é muito suculenta.

A pera pode ser comida crua com casca, fazer suco ou polpa de fruta, além de poder ser usada para fazer doce, tartes ou bolos.

Informação nutricional da pera

Segue-se uma tabela com a composição da pera crua, cozida e em conserva.

ComponentesPera cruaPera cozidaPera em conservaEnergia41 calorias35 calorias116 caloriasÁgua85,1 g89,5 g68,4 gProteínas0,3 g0,3 g0,2 gGorduras0,4 g0,4 g0,3 gCarboidratos9,4 g7,8 g28,9 gFibras2,2 g1,8 g1,0 gVitamina C3,0 mg1,0 mg1,0 mgÁcido fólico2,0 mcg1,0 mcg2,0 mcgPotássio150 mg93 mg79 mgCálcio9,0 mg9,0 mg12 mgZinco0,2 mg0,2 mg0,1 mg

Estes valores são a média encontrada em 5 variedades de pera e, embora a pera não seja um alimento rico em cálcio, é uma fruta com mais cálcio do que a maçã e pode ser consumida frequentemente, aumentando assim o valor nutricional da alimentação do bebê, da criança e do adulto.

Veja no vídeo a seguir como fazer chips de pera de forma rápida e saudável:

Imagem representativa do vídeo