• ter. set 21st, 2021

Com Saber e Saúde

Dicas de Saude – dietas – regimes – alimentaçao

Alimentos ricos em potássio

Byadmin

ago 25, 2021
Alimentos ricos em potássio

Os alimentos ricos em potássio são importantes principalmente para evitar a fraqueza muscular e as cãibras durante o exercício físico intenso. Além disso, ingerir alimentos ricos em potássio é uma forma de complementar o tratamento para hipertensão porque ajuda a regular a pressão arterial, aumento a excreção urinária de sódio.

O potássio encontra-se principalmente em alimentos de origem vegetal como as frutas e vegetais e a quantidade adequada de ingestão de potássio para adultos é de 4700 mg por dia, o que é facilmente alcançado através da alimentação.

Alimentos ricos em potássio

Alimentos ricos em potássio

A tabela a seguir indica os alimentos que possuem maior quantidade de potássio:

AlimentosQuantidade de potássio (100 g)AlimentosQuantidade de potássio (100 g)Pistache109 mgCastanha do Pará600 mgFolhas de beterraba cozidas908 mgLeite desnatado166 mgAmeixa seca745 mgSardinha397 mgFrutos do mar no vapor628 mgLeite integral152 mgAbacate602 mgLentilha365 mgIogurte desnatado234 mgFeijão preto355 mgAmêndoas687 mgMamão258 mgSuco de tomate220 mgErvilhas355 mgBatata assada com casca418 mgCastanha de caju530 mgSuco de laranja195 mgSuco de uva132 mgAcelga cozida114 mgCarne de vaca cozida323 mgBanana396 mgPurê de batata303 mgSemente de abóbora802 mgLevedura de cerveja1888 mgMolho de tomate de lata370 mgNozes502 mgAmendoim630 mgAvelã442 mgPeixe cozido380-450 mgCarne de frango263 mgFígado de vaca cozido364 mgCarne de peru262 mg

Alcachofra

354 mgCordeiro298 mgUva passa758 mgUvas185 mgBeterraba305 mgMorango168 mgAbóbora205 mgKiwi332 mgCouve de bruxelas320 mgCenoura crua323 mgSementes de girassol320 mgAipo284 mgPera125 mgDamasco296 mgTomate223 mgPêssego194 mgMelancia116 mgTofu121 mgGérmen de trigo958 mgCoco334 mgQueijo cottage384 mgAmoras196 mgFarinha de aveia56 mgFígado de galinha cozido140 mg

Como diminuir o potássio dos alimentos

Para diminuir o potássio dos alimentos deve-se seguir os seguintes passos:

  • Descascar e cortar o alimento em fatias finas e depois enxaguar;
  • Colocar o alimento em uma panela quase cheia de água e deixar de molho durante 2 horas;
  • Escorrer, enxaguar e escorrer novamente o alimento (este procedimento pode ser repetido 2 a 3 vezes);
  • Voltar a encher a panela com água e deixar o alimento cozinhar;
  • Depois de cozido, escorrer o alimento e jogar a água fora.

Este método é recomendado também para as pessoas que possuem problemas nos rins e que estão em hemodiálise ou diálise peritoneal, já que nessas situações o potássio está normalmente elevado no sangue. Dessa forma, essas pessoas podem consumir esses alimentos ricos em potássio, mas evitando o seu excesso e concentrações elevadas no sangue.

Se não quiser cozinhar o alimento, pode-se preparar uma quantidade maior e guardar no congelador da geladeira até quando precisar. Confira um menu de exemplo de uma dieta baixa em potássio.

Quantidade diária de potássio recomendada

A quantidade de potássio que deve ser ingerida em um dia varia de acordo com a idade, como é mostrado na tabela a seguir:

0 a 6 meses0,4 g7 a 12 meses0,7 g1 a 3 anos3,0 g4 a 8 anos3,8 g

A partir dos 9 anos, a recomendação diária de potássio é:

9 a 13 anos4,5 g> 14 anos4,7 g

A falta de potássio chamada tecnicamente de hipocalemia pode dar origem a perda de apetite, câimbras, paralisia muscular ou confusão. Esta situação pode acontecer em caso de vômitos, diarreia, quando são utilizados diuréticos ou com a ingestão regular de alguns medicamentos para pressão alta. Apesar de menos comum, também pode acontecer em atletas que suam muito.

O excesso de potássio também é raro mas pode acontecer principalmente quando se faz uso de alguns medicamentos para a hipertensão, podendo provocar arritmias. Veja mais sobre o excesso e a deficiência de potássio no sangue.