• ter. set 21st, 2021

Com Saber e Saúde

Dicas de Saude – dietas – regimes – alimentaçao

6 sintomas de gases (estomacais e intestinais)

Byadmin

ago 25, 2021
6 sintomas de gases (estomacais e intestinais)

Os sintomas de gases intestinais ou estomacais são relativamente frequentes e incluem a sensação de barriga inchada, ligeiro desconforto abdominal e arrotos constantes, por exemplo.

Normalmente estes sintomas surgem após uma refeição muito grande ou quando se falou muito enquanto se comia, devido à deglutição de ar, melhorando facilmente após a eliminação dos gases, seja através da liberação intestinal ou na forma de arrotos.

No entanto, também existem casos em que esses gases não conseguem ser facilmente eliminados, o que acontece especialmente em pessoas com prisão de ventre. Nessas situações, os sintomas podem ser mais intensos e até levar a pessoa a suspeitar de problemas graves, como alterações cardíacas ou até um infarto, já que é comum o surgimento de uma dor na região do peito.

6 sintomas de gases (estomacais e intestinais)

Dependendo do local onde os gases estão se acumulando, os sintomas podem ser diferentes:

1. Gases estomacais

Quando se acumulam no estômago, os gases podem causar:

  • Sensação de estômago inchado;
  • Arrotos frequentes;
  • Perda do apetite;
  • Queimação na garganta;
  • Fisgada no peito;
  • Sensação de falta de ar.
  • É possível diminuir os gases no estômago evitando mascar chiclete e comendo devagar e evitar falar durante a refeição para não entrar ar no tubo digestivo durante a alimentação.

    2. Gases intestinais

    Já os sintomas que podem indicar a presença de gases no intestino geralmente são:

  • Dor abdominal intensa, por vezes em forma de pontada;
  • Inchaço abdominal;
  • Barriga dura;
  • Flatulência;
  • Prisão de ventre;
  • Cólica intestinal.
  • Estes sintomas podem variar de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa e com a quantidade de gases presentes no sistema digestivo.

    O que causa excesso de gases

    A presença de gases no estômago geralmente acontece pela ingestão de ar junto com a comida, e isso, é mais frequente quando se fala muito durante a refeição ou quando se bebe bebidas gaseificadas, como refrigerante ou água com gás.

    Já o acúmulo de gases no intestino normalmente está relacionado com a existência de um padrão de funcionamento intestinal de prisão de ventre ou consumo excessivo de alimentos que facilitam a formação de gases no intestino grosso. Alguns desses alimentos incluem ovo, couve-flor, alho, cebola e ervilha. Adoçantes como sorbitol, frutose e excesso de vitamina C também causam gases em certas pessoas.

    Confira uma lista mais completa de alimentos que causam gases.

    Como acabar com os gases

    Algumas formas de tratamentos caseiros para evitar a formação em excesso dos gases são:

    • Tomar uma xícara de chá de funcho ou de hortelã após as refeições;
    • Fazer uma caminhada de 20-30 minutos após o almoço ou jantar;
    • Ter uma dieta equilibrada, ingerindo diariamente alimentos ricos em fibras e bebendo bastante água;
    • Evitar refrigerantes e outras bebidas com gás junto às refeições;
    • Evitar o excesso de alimentos ricos em carboidratos como macarronada, lasanha e fondue;
    • Evitar o excesso de leite e de seus derivados e também os pratos de carne preparados com leite como estrogonofe, por exemplo. 

    Assista o vídeo a seguir para saber mais dicas práticas para eliminar os gases:

    Imagem representativa do vídeo