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28 alimentos ricos em Iodo

Byadmin

ago 25, 2021
28 alimentos ricos em Iodo

Os alimentos mais ricos em iodo são os de origem marinha como a cavala ou o mexilhão, por exemplo. No entanto, existem outros alimentos que são ricos em iodo, como o sal iodado, leite e ovos. É importante também saber que o teor de iodo nos vegetais e nas frutas é muito baixo.

O iodo é importante para a produção de hormônios tireoidianos, os quais são importantes a nível de crescimento e desenvolvimento, assim como o controle de alguns processos metabólicos do organismos. A deficiência de iodo pode causar uma doença conhecida como bócio, assim como uma deficiência hormonal, que nos casos mais graves pode causar cretinismo na criança. Por esse motivo, é essencial incluir o iodo na alimentação.

28 alimentos ricos em Iodo

Função do iodo

A função do iodo é regular a produção de hormônios pela glândula tireoide. O iodo ajuda também na gravidez, mantendo equilibrados os processos metabólicos de crescimento e desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do bebê, desde a 15ª semana de gestação até os 3 anos de idade. No entanto, grávidas devem evitar o consumo de alguns alimentos ricos em iodo, especialmente marisco cru, ou mal cozinhado, e cerveja, já que também trazem riscos para a gestação.

Além disso, o iodo é responsável por regular vários processos metabólicos, como a produção de energia e consumo de gordura acumulada no sangue. Dessa forma, acredita-se que o iodo possa ter uma ação antioxidante no organismo, no entanto são necessários mais estudos para confirmar essa relação.

Lista de alimentos ricos em iodo

A tabela a seguir indica a quantidade de iodo por por porção de alimentos de origem animal:

Alimentos de origem animalPeso (g)Iodo por porçãoCavala150255 µgMexilhão150180 µgBacalhau150165 µgSalmão150107 µgMerluza150100 µgLeite56086 µgBerbigão5080 µgPescada7575 µgSardinha em molho de tomate10064 µgCamarão15062 µgArenque15048 µgCerveja56045 µgOvo7037 µgTruta1502 µgFigado15022 µgBacon15018 µgQueijo4018 µgAtum15021 µgRim15042 µgLinguado10030 µg

A tabela a seguir indica a quantidade de iodo por porção de alimentos de origem vegetal:

Alimentos de origem vegetalPeso o medida (g)Iodo por porçãoWakame1004200 µgKombu1 g o 1 folha2984 µgNori1 g o 1 folha30 µgFava cozida (Phaseolus lunatus)1 xícara16 µgAmeixa seca5 unidades13 µgBanana150 g3 µgSal iodado5 g284 µg

Alguns alimentos como cenoura, couve-flor, milho, mandioca e broto de bambu diminuem a absorção do iodo pelo organismo, por isso, em caso de bócio ou baixa ingestão de iodo, estes alimentos devem ser evitados.

Além disso, há também alguns suplementos nutricionais como a espirulina que podem influenciar a glândula tireoide, de modo que caso a pessoa possua doença relacionada à tireoide é recomendado que busque orientação médica ou de um nutricionista antes de tomar qualquer tipo de suplemento.

Recomendação diária de iodo

Na tabela a seguir é indicada a recomendação diária de iodo nas diferentes fases da vida:

IdadeRecomendaçãoAté 1 ano90 µg/dia ou 15 µg/kg/diaDe 1 a 6 anos90 µg/dia ou 6 µg/kg/diaDe 7 a 12 anos120 µg/dia ou 4 µg/kg/diaDos 13 a 18 anos150 µg/dia ou 2 µg/kg/diaAcima de 19 anos100 a 150 µg/dia ou 0,8 a 1,22 µg/kg/diaGestantes200 a 250 µg/dia

Deficiência de iodo

A deficiência de iodo no corpo pode causar bócio, em que há o aumento do tamanho da tireoide, já que a glândula é forçada a trabalhar mais para capturar iodo e sintetizar hormônios da tireoide. Essa situação pode causar dificuldade em engolir, aparecimento de nódulos no pescoço, falta de ar e desconforto.

Além disso, a fata de iodo também pode causar transtornos no funcionamento da tireoide, podendo resultar no hipertireoidismo ou hipotireoidismo, condições em que se vê alterada a produção hormonal.

No caso das crianças, a deficiência de iodo pode causar bócio, dificuldades cognitivas, hipotireoidismo ou cretinismo, uma vez que o desenvolvimento neurológico e cerebral pode ser gravemente afetado.

Iodo em excesso

O consumo excessivo de iodo pode causar diarreia, dor abdominal, náusea, vômito, taquicardia, lábios e pontas dos dedos azuladas.