15 alimentos ricos em Vitamina B12
15 alimentos ricos em Vitamina B12

15 alimentos ricos em vitamina B12

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Os alimentos ricos em vitamina B12 são especialmente os de origem animal, como peixes, carnes, ovos e laticínios, além de desempenhar funções como a manutenção do metabolismo do sistema nervoso, a formação do DNA e a produção de glóbulos vermelhos saudáveis para o sangue, a prevenção da anemia.

A vitamina B12 não está presente em alimentos de origem vegetal, a não ser que sejam enriquecidos com ele, ou seja, a indústria adiciica artificialmente B12 a produtos como soja, carne de soja e cereais de café da manhã. Por isso, as pessoas com dieta vegetariana devem estar no consumo B12 através do alimento enriquecido ou através do uso de suplementos.

Lista de alimentos ricos em vitamina B12

A tabela a seguir mostra a quantidade de vitamina B12 em 100 g de cada alimento:

Alimentaçãovitamina B12 em 100 g de alimentoBife do fígado cozido72, 3 mcgMarisks em evaporação de 99 mcgOstras cozidas26, 2 mcgFígado cozido14 mcgSardinhas grelhadas12 mcgSardinhas grelhadas12 McgSardinhas grelhadas12 mcgSardinhas grelhadas12 mcgSardinhas grelhadas12 mcgSardines 3 mcgSardines cozido10 mcgsardines cozido10 mcgsardines cozido10 mcgarguejo cozido9 mcgSalmon cozido2, 8 mcgQueijo muçarela1, 6 mcgLeite1 mcgFrango cozido0, 4 mcg carne cozida2, 5 mcgAtum11, 7 mcg

Vitamina B12 está presente na natureza em quantidades muito pequenas, e assim medida em microgramas, que é 1000 vezes menos que miligrama. A recomendação do consumidor para adultos saudáveis é de 2,4 mcg por dia.

A vitamina B12 é absorvida no intestino e é armazenada principalmente no fígado. Por isso, o fígado pode ser considerado uma das principais fontes de alimentos vitamínicas B12.

Vitamina B12 e padrões de absorção intestinal

Vitamina B12 existe em várias formas e é geralmente associada ao mineral de cobalto. Este conjunto de formas de B12 é chamado de cobalamina, com metilcobalamina e 5-desoxiadenosilcobalamina são as formas de vitamina B12 ativas no metabolismo humano.

Para ser bem absorvida do intestino, a vitamina B12 deve ser desativada a partir de proteína através da ação do suco gástrico no estômago. Após este processo, é absorvido no final de ileus juntamente com o fator inerente, a substância produzida pelo estômago.

Pessoas com risco de incapacidade

15 alimentos ricos em Vitamina B12

estima-se que em torno de 10 a a 30% dos idosos não consigam absorver a vitamina B12 corretamente, é necessário utilizar suplementos em cápsulas dessa vitamina Para prevenir problemas como anemia

Além disso, pessoas que passaram por uma cirurgia pesada ou que fazem uso de medicamentos que reduzem a acidez do estômago, como o Omeprazol e o omeprazol, também têm vitamina B12 perturbada.

Vitamina B12 e herbívoros

As pessoas com dieta vegetariana têm dificuldade em consumir uma quantidade adequada de vitamina B12. No entanto, os vegetarianos que incluem ovos e laticínios na dieta muitas vezes mantêm bons níveis de B12 no corpo, não é necessário suplemento necessário.

Por outro lado, os veganos tipicamente têm que tomar suplementos de B12, exceto o aumento do consumo de cereais, como soja e derivados fortificados com esta vitamina. O alimento enriquecido com B12 terá essa indicação no rótulo, mostrando a quantidade de vitamina nas informações nutricionais do produto.

É importante lembrar que nem sempre o exame de sangue é um bom manômetro de B12, já que pode ser normal no sangue, mas deficiente em células do corpo. Além disso, como a vitamina B12 é armazenada no fígado, pode demorar cerca de 5 anos para começar a pessoa a ter sintomas de deficiência dessa vitamina ou até mesmo os testes tenham alterado resultados, uma vez que inicialmente o corpo consumirá o anteriormente armazenado B12.

15 alimentos ricos em Vitamina B12

Quantidade recomendada de vitamina B12

A quantidade recomendada de vitamina B12 Vitamina B12 varia de acordo com idade conforme mostrado abaixo:

  • De 0 0 meses de vida: 0,4 mcg
  • De 1 12 meses: 0,9 mcg
  • De 4 8 anos: 1,2 mcg
  • De 14 13 anos: 1,8 mcg

De 14 14 mcg

Junto com 2,4 mcg

Junto com outros nutrientes como o ferro e ácido fólico, a vitamina B12 é essencial para a prevenção da anemia. Veja também rico em alimentos de ferro para anemia.

Excesso de vitamina B12

excesso de vitamina B12 no corpo pode causar pequenas alterações no baço, alterações em linfócitos e um aumento de linfócitos. Isso não é muito comum uma vez que a vitamina B12 é bem tolerada pelo corpo, mas pode ocorrer se a pessoa tomar suplementos de vitamina B12 sem a escolta médica.