11 Benefícios da atividade física para a saúde

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O exercício regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguíneos, fortalecer o sistema imunológico, emagacar, reduzir o risco de doenças cardíacas e, por exemplo, fortalecer os ossos. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, saltar, correr, dançar ou praticar.

Além disso, a praticidade da atividade física após estudar é uma ótima estratégia para a consolidação do aprendizado através de aumento de perfusão cerebral e aumento da produção de catecolaminas, como a noradrenalina e a dopamina, que são substâncias essenciais para a memória.

As atividades do corpo podem ser realizadas em qualquer idade, mas é importante ter uma Revisão Médica antes de iniciar os exercícios para avaliar o sistema geral. Condição de saúde e condições do coração. Para idosos, gestos ou pessoas com excesso de peso, além da avaliação médica, recomenda-se o acompanhamento com um educador físico.

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11 benefícios da atividade física para o Saúde

As principais vantagens das atividades físicas são:

1. Controle do excesso de peso

A atividade física é a melhor forma de combater a obesidade ou a obesidade, assim como contribuir para a manutenção da perda de peso. Isso porque os exercícios aceleram o metabolismo do corpo, queimam gastos com energia e calorias, e, quanto mais intenso for o movimento, mais calorias são queimadas.

Além disso, alguns estudos mostram que as atividades de aeróbica intercaladas, como andar, correr, nadar ou ciclismo, com força e treinamento de resistência, como o patterino, podem maximizar a remoção de gordura como aumento da massa muscular, ajuda a acelerar o metabolismo, já que os músculos gastam mais energia do que as células de gordura, o que é essencial para eliminar o excesso de peso. Review Outras maneiras de acelerar o metabolismo.

2. Ele reduz a pressão arterial

Alguns estudos mostram que a atividade física aeróbica regular, como caminhar, ajuda a reduzir a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguíneos, que são benefícios importantes para a pressão alta. 

Além disso, as atividades físicas melhoram o nível de bons níveis de colesterol e reduzem o colesterol pobre e os triglicerídeos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou acidente vascular cerebral. 

3.

a atividade física ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, e pode ser uma aliada chave na prevenção e combate ao diabetes.

Além disso, a atividade física regular ajuda a reduzir o excesso de gordura em torno da cintura associada ao aumento da resistência à insulina, o que faz com que o corpo não use corretamente o açúcar, o que leva ao aumento da formação de açúcar no sangue, o que aumenta o risco de desenvolver diabetes.

O ideal é exercitar a ginástica de pelo menos 150 por semana para aumentar os níveis de açúcar no sangue e para combatê-lo. Diabetes.

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4. Fortalece ossos e articulações

Atividades corporais como caminhada ou músculo ajudam a fortalecer o osso e as articulações promovendo o crescimento ósseo e para aumentar a resistência óssea e a densidade. Esse benefício é particularmente importante para a terceira idade, uma vez que ajuda a prevenir a osteoporose e reduz o risco de lesões, quedas e fraturas associadas ao enfraquecimento do osso.

5. Aumenta a força e a resistência muscular

As atividades físicas de enrijecimento muscular, como a musculatura, podem ajudar a aumentar ou manter a massa muscular e aumentar a força e a força dos músculos, já que estes exercícios estimulam a construção e a musculatura.  

Esses benefícios são muito importantes especialmente para os seniores, que são uma redução da massa e do poder muscular, que ocorrem naturalmente com o envelhecimento, e que podem levar a lesões ou aumentar o risco de quedas. Por isso, exercitar a atividade física regular, com exercícios de censura, é essencial para reduzir a perda, para manter e melhorar a força e a força muscular.

6. Promove a sensação de bem-estar

As atividades físicas estimulam a produção e liberação de endorfina, que é um hormônio produzido pela Glandhypophysis no cérebro, que age analgesticamente no corpo, o que ajuda a promover o sentimento de bem-estar físico e mental.

Além disso, as atividades físicas ajudam com a implementação regular, a aumentar o relaxamento, a melhorar a sensação de prazer, o humor, a autoconfiança e a autoestima, que é um sentimento para uma melhor qualidade de vida e bem-estar promove.

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7. Reduz o estresse

As atividades corporais ajudam o nível de hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, que geralmente são liberados em grandes quantidades no corpo, em momentos de estresse e nervosismo, como uma resposta normal do organismo à solução situações estressantes.

No entanto, em pessoas com estresse crônico, os níveis desses hormônios podem ser constantes de alta, e a atividade física pode reduzir a produção e liberação de cortisol e adrenalina, ajudar a reduzir o estresse. 

8. Combate à ansiedade e à depressão

As atividades corporais ajudam a aumentar a produção, a liberação e a sensibilidade dos neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina, responsáveis por regular o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco e a memória. Se esses neurotransmissores estiverem em baixas concentrações no corpo, podem causar ansiedade ou depressão, e assim, atividade física aumentando a quantidade dessas substâncias no corpo, ajudando a combater a ansiedade e a depressão.

Além disso, pessoas ansiosas ou deprimidas, geralmente têm problemas para dormir e as atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade do sono, para que a pessoa durma mais rápido e com um sono mais profundo e reparador. 

9. Aumenta a determinação

As endorfinas liberadas durante a atividade física, a serotonina e a dopamina ajudam a aumentar a disposição, melhoram a energia, melhoram o bem-estar e o estado de vigilância, bem como reduzem a sensação de fadiga.

Além disso, os exercícios melhoram a oferta de oxigênio e nutrientes para os tecidos, aumentando assim a disposição e energia para fazer as tarefas diárias, e por isso é importante para pessoas de todas as idades se exercitar.

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10. Fortalece o sistema imunológico

As atividades corporais ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a capacidade do corpo de combater, melhorar e melhorar as infecções, uma vez que ativa células imunes, a produção de su estimulante substâncias anti-inflamatórias e a ação antioxidante, melhorando assim a função das células do sistema imune.

11. Melhorar o desempenho escolar

As atividades físicas também têm muitos benefícios para a saúde cerebral de crianças e adolescentes, incluindo melhorar a memória e a capacidade de aprendizagem e reduzir os sintomas de depressão. Isso porque os exercícios aumentam a circulação sanguíneos no cérebro, estimulam a produção de neurotransmissores como a noradrenalina e a serotonina, e estimulam o desenvolvimento do hipocampo no cérebro, que é a região responsável pela memória.

Alguns estudos mostram que atividades físicas, mesmo que não sejam realizadas regularmente, aumentam o desempenho da memória, a velocidade de processamento da informação, a atenção e o desempenho escolar.

Como você começa a praticar a atividade física?

Antes de começar a praticar a atividade física, é importante que eles sejam medicamente feito. Investigações sobre a análise do estado geral da saúde, a avaliação das articulações e a função cardíaca, especialmente no caso da pessoa sentada no assento. Desta forma, o médico pode indicar se não há exercício, o que não é indicado, a intensidade ideal para a prática de exercício e a necessidade de a pessoa ser acompanhada pelo professor da academia ou fisioterapeuta, por exemplo. Além disso, é importante que a pessoa seja acompanhada por um profissional capacitado para reduzir o risco de lesões.

O início da prática de atividade física pode ser bastante difícil para as pessoas que não estão acostumadas com ele, portanto recomenda-se primeiro recomendar exercícios mais fáceis e preferencialmente ao ar livre como por exemplo uma caminhada. Idealmente, os exercícios devem ser feitos de 3 5 vezes por semana, mas você pode começar lentamente a fazer apenas 2 dias por semana, por 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, dependendo da disponibilidade de tempo.

11 benefícios da atividade física para a saúde

Care no exercício de atividades físicas

No exercício da atividade física, um determinado cuidado é importante para reduzir o risco de lesões ou para melhorar a eficiência dos exercícios. para melhorar e para alcançar o efeito desejado. Vantagens e inclusão:

  • Como e porque a atividade física deve ser realizada e em tempo de execução;
  • Selecione a atividade física que é suficiente para que a condição física não faça esforços excessivos que prevejam a saúde;
  • A intensidade da atividade física será incrementalmente aumentada de acordo com as metas de saúde.
  • Selecione um tempo para a atividade física e mantenha a disciplina para não perder o estímulo;
  • Use o equipamento de Esporte Correto para alcançar uma correspondência com o esporte que é realizado;
  • Selecione ambientes seguros para a realização das atividades.

Para obter todos os benefícios, é importante que a atividade física seja acompanhada por uma refeição saudável e equilibrada. 

As dicas da nutricionista Tatiana Zanin encontram o que comer antes e depois da atividade física:

Se a atividade física não for exibida

A atividade física é recomendada para pessoas de todas as idades, mas as pessoas que têm hipertensão descontrolada, grávida de uma eclâmpsia ou Pré-eclâmpsia, devem realizar apenas atividade física.

e as pessoas mais velhas devem considerar o peso, pois, se estiverem abaixo do peso ideal, não devem praticar regularmente para evitar despesas com calorias excessiadas. 

Além disso, é importante manter-se atento a algumas situações durante o exercício, como Paim no peito, falta de ar, tonturas e palpitações. Nestes casos, recomenda-se que você pare a atividade e procure ajuda médica o mais rápido possível, ou para completar o próximo afago.

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