10 alimentos para um café da manhã saudável

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O café da manhã é encarregado pelo reabastecimento do organismo e da energia corporal, afinal esta é a primeira refeição depois de horas sem comer. Sendo assim, um  café da manhã saudável é responsável pela sua disposição diária, te dando energia para enfrentar os desafios do cotidiano. 

Realizar o desjejum de forma completa ajuda a equilibrar todas as outras refeições do seu dia, uma vez que o café da manhã balanceia sua fome e colabora para que as quantidades ingeridas nas próximas refeições sejam menores.

Nesse post nós vamos falar sobre:

  • Dicas de café da manhã saudável: 10 principais alimentos para incrementar no seu café da manhã.
  • Como realizar as substituições para alimentos mais saudáveis.

Boa Leitura!

Experimente as receitas com pasta de amendoim com chocolate branco

Dicas para um café da manhã saudável

Para ajudar um pouquinho na preparação do seu café da manhã, separamos algumas dicas de substituições de alimentos para deixar a sua principal refeição do dia ainda mais saudável! O que comer no café da manhã?

Sucos de fruta

Por que maneirar: as frutas contém um tipo de açúcar natural denominado frutose, que assim como todo alimento, em excesso não é bom para o organismo. Os sucos de frutas normalmente são compostos por mais de uma unidade de fruta e consequentemente por uma quantidade maior de frutose e por isso eles devem ser consumidos com moderação. 

Fruta 

Por que apostar: além de ser fonte de fibras, vitaminas e ser antioxidante as frutas possuem fibras intactas. Ao consumir frutas inteiras seu organismo leva mais tempo para quebrar as fibras presentes nela, ou seja, para sentir fome. Elas também podem melhorar a absorção de nutrientes e manter seu organismo livre de doenças.

Frutas no café da manhã são essenciais para o organismo! Selecionamos algumas opções para você incluir no café da manhã:

Mamão: uma ótima opção para compor seu café da manhã por ser rica em fibras, o que ajuda na prisão de ventre e possui papaína, uma enzima que facilita a digestão.

Banana: fonte de ferro, cálcio, vitaminas, potássio e carboidratos, a banana pode ser uma boa pedida para quem possui um dia agitado, exige mais esforço do organismo e deseja opções práticas.

Abacate: fonte de carboidratos e potássio, o abacate deve ser consumido por quem tem muita energia para gastar. Porém, por ter um alto valor calórico, o mesmo não deve ser consumido todos os dias.

Maçã: auxilia a reduzir riscos de doenças cardiovasculares e a controlar o colesterol por possuir uma fibra solúvel chamada pectina. É uma ótima opção para compor uma café da manhã saudável e prático. 

Pão francês

Por que maneirar: o famoso pão francês é feito de farinha branca e por isso é rico em carboidratos simples, que são absorvidos muito rápido pelo organismo, o que gera um aumento imediato do índice glicêmico e consequentemente não promove uma saciedade duradoura. 

Por isso os pães brancos, incluindo o tradicional pão francês, costumam ser inimigos de dietas focadas no emagrecimento e não são ideais para o momento do desjejum. 

Pão multigrãos

Por que apostar: os milagrosos pãezinhos são repletos de vitaminas do complexo B, proteínas, ômega 3 e minerais que colaboram para o equilíbrio do organismo, melhoram a saúde do cérebro e assim garantem uma melhor qualidade de vida! Normalmente compostos por linhaça, chia, aveia, semente de girassol, entre muitos outros ingredientes, os pães multigrãos são ricos em fibras, resultando em uma produção de energia mais duradoura e uma sensação de saciedade prolongada, sendo ideal para quem quer iniciar um dia de muita disposição! 

Pães multigrãos para o café da manhã da Wickbold

Sanduíche com pasta de amendoim

Geleia com açúcar

Por que maneirar: a geléia pode ser uma ótima combinação no seu café da manhã, mas o açúcar é um grande vilão se você está de dieta ou restrição alimentar! 

Ele contribui com diversos problemas de saúde, incluindo hipertensão e diabetes. A Organização Mundial de Saúde têm diminuído as quantidades de açúcar recomendadas para o dia a dia! Mas, para não deixar de consumir as geleias com torradas, pães e biscoitos na principal refeição do seu dia.. que tal a geléia sem açúcar? 

Geleia sem açúcar

Por que apostar: a geléia sem açúcar é rápida de fazer em casa, além de ser super fácil de encontrar! 

Ela fortalece o sistema imunológico, é rica em fibras alimentares responsáveis pelo bom funcionamento do nosso intestino e uma ótima fonte de energia para o nosso corpo. 

Ah, por não conter adição de açúcar, apenas frutose (açúcar natural das frutas) são excelentes alternativas para as pessoas que apresentam diabetes ou precisam equilibrar os níveis de glicose no organismo. 

Dica: Geléias sem açúcar para o café da manhã da Homemade

Manteiga

Por que maneirar: a manteiga é muito tradicional na mesa de café da manhã brasileira, porém o grande problema é a quantidade de gordura saturada presente no produto. 

Devido a essa grande quantidade de gordura, a manteiga pode ser uma grande inimiga do organismo e gerar grandes complicações, como por exemplo o entupimento das artérias. 

Manteiga Ghee

Por que apostar: a manteiga Ghee é tradicionalmente conhecida na Índia, por ser feita a partir do leite de vaca. Trata-se da manteiga na sua forma mais “pura”, pois durante todo o processo de preparação ela é derretida várias vezes em banho- maria, eliminando parte da umidade dos resíduos lácteos e proteicos, sobrando apenas o óleo dourado e transparente que compõem a manteiga. 

Além de ter ação antioxidante, ela é fonte de vitamina A e possui fácil digestão!

Dica: Manteiga Ghee para o seu café da manhã da Madhu

Leite integral com achocolatado

Por que maneirar: a composição do achocolatado possui uma grande quantidade de açúcar, o que pode abrir as portas para diversas complicações como diabetes ou até mesmo cárie.

Leite desnatado com café

Por que apostar: além de melhorar a concentração, há uma economia de calorias ao consumir o café no lugar do achocolatado. A mistura do leite desnatado é uma ótima opção para quem busca manter a ingestão de vitaminas A e D presentes no leite integral, mas com índices de gordura muito mais baixos. 

Com essa combinação é possível manter a sustância desse elemento da refeição, além de garantir saudabilidade e mais disposição para o seu dia.

Dicas para o seu café da manhã:

Leite da Fazenda desnatado 

Cafés KiCoffee 

Cereal com açúcar

Por que maneirar: esses tipo de cereal leva altas dosagens de açúcar, o que estudos dizem que pode desencadear em graves problemas para o coração em caso de consumo excessivo.

Granola

Por que apostar: a granola é composta na maior parte por carboidratos, principal fonte de energia da alimentação. É um ótimo alimento para um café da manhã saudável, pois ela contém fibras que beneficiam a saúde de todo o seu intestino, vitaminas B, zinco, selênio e gorduras boas para o organismo! 

Dica: Granola de frutas e mel sem adição de açúcar da Mãe Terra

 

Bolo tradicional

Por que maneirar: normalmente os bolos tradicionais caseiros são compostos de farinha branca e muito açúcar, mesmo quando não aparentam estar tão adocicados ao paladar. 

O uso da farinha branca faz com que o bolo seja classificado como um carboidrato simples, ou seja, de rápida absorção, o que vai fazer com que você sinta fome mais rapidamente. 

Além disso, o carboidrato, de uma forma geral e simplificada, se transforma em açúcar no nosso organismo e considerando que a receita do bolo leva ainda mais açúcar, a ingestão da mesma é feita em uma quantidade exorbitante, o que pode trazer sérios problemas a sua saúde.

Panqueca de banana

Por que apostar: a panqueca de banana é uma excelente opção de panqueca sem farinha, além de ser uma delícia para o seu café da manhã! 

A troca da farinha pela banana, faz com que a massa chegue na mesma consistência, porém mais fit. Ela pode ser consumida pura, com frutas ou até mesmo com pastas de amendoim, que oferece uma série de benefícios para a saúde. É possível encontrar algumas dicas de receitas aqui !

 

Iogurte

Por que maneirar: iogurte pode ser uma opção muito prática para o café da manhã, porém na sua versão integral o mesmo contém um alto índice de gordura, uma vez que o derivado é feito sem a retirada da gordura do leite. 

Sendo assim, para quem está buscando perder de peso ou está em uma dieta restrita o ideal seria substituí-lo.

Iogurte desnatado 

Por que apostar: a versão de iogurte desnatado tem as doses de gordura muitíssimo baixas, o que faz dele muito melhor para o seu organismo. 

Além disso, quando adicionado ingredientes como aveia e granola, o produto se torna rico em fibras, o que ajuda a regular o intestino e fortalece o sistema imunológico. Adicionar frutas em seu iogurte pode potencializar esses efeitos e deixar esse ainda mais saboroso. 

Dica: Iogurtes para o seu café da manhã da Moo

Creme de avelã

Por que maneirar: os cremes de avelã costumam levar muito chocolate e açúcar, além de não conterem em suas fórmulas nutrientes que irão ajudar a manter uma alimentação balanceada e saudável para seu organismo. 

A ingestão excessiva de açúcar pode resultar em doenças como diabetes ou cardiovasculares e por isso deve atentar-se ao consumo de produtos que possuam esse ingrediente.

Pasta Naked Nuts

Por que apostar: as pastas Naked Nuts são todas sem açúcar, sem glúten e em algumas versões veganas. 

Todas são compostas em 88% do puro nut, ou seja, mais da metade da composição das pastas é castanha de caju ou amendoim ou pistache, dependendo da sua escolha do dia. Elas possuem as famosas gorduras “do bem”, que além de aumentar a sua saciedade, também fornecem energia de forma lenta, permitindo que o corpo utilize-a ao invés de armazená-la. 

Por fim, essas danadinhas ainda nos ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e IMC, medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal!

Pastas Naked Nuts para o seu café da manhã:

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Conclusão

Pessoa praticando exercícios de relaxamento

Um café da manhã saudável é essencial para ter disposição, energia e uma rotina equilibrada! Para garantir que haja uma combinação ideal para seu corpo e para atingir seus objetivos consulte um profissional, ele irá te auxiliar da melhor forma possível, além de ajudar você a escolher o que comer no café da manhã. Caso queira mais opções para o seu café da manhã, confira Naked News e aprenda diversas receitas saudáveis, práticas e rápidas que irão contribuir para uma rotina mais fácil e gostosa! 

Qual das dicas de café da manhã saudável parece mais positiva para a sua dieta? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!

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Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.

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